Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o tempo real que levaria o povo de Israel do Egito a Canaã, se não fosse o (castigo) de Deus, fazendo-os vagarem durante 40 anos?



  • Pergunta de Regina Coeli da Nóbrega e Prata da Silva, Duque de Caxias / RJ
  • 3562
  • 16/08/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Êxodo |


 Olá Regina Coeli da Nóbrega e Prata da Silva de Duque de Caxias / RJ

Quando lemos o texto bíblico do livro do Êxodo que narra à volta do povo de Deus a terra prometida, colocamos dúvidas na questão dos 40 anos. Vejamos a situação

Situação da caminhada pelo deserto.

Depois de ter estado no Egito durante vários séculos (430 anos segundo Êxodo 2,40), o povo dos hebreus sofre a opressão do Faraó e escapa, guiado por Moisés.

O livro do Êxodo conta que os filhos de Israel, tendo fugido do Egito, caminharam pelo deserto durante 40 anos:

“Os filhos de Israel comeram o maná durante  quarenta anos, até chegarem a terra habitada; comeram maná chegarem aos confins do país de Canaã.” (Êxodo 16,35) Bíblia Jerusalém.

A distância entre Israel e Egito

Os quilômetros que separam o Egito de Israel não são muitos (cerca de 500 Km, dependendo das rotas consideradas) e obviamente não justificam 40 anos de caminhada. Com certeza as caravanas daquele período faziam esse trajeto em cerca de 1 mês.

Considerando essas evidências, é óbvio que por trás da narração bíblica existe algo mais do que uma simples história de uma viagem do Egito para a Terra Prometida.

Imaginando a quantidade de povo seus pertences, e animais, possivelmente o trajeto poderia ser feito em um mês com tranqüilidade.

3562 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook