Uma janela sobre o mundo bíblico

Aonde está o texto que fala sobre fazer as pazes antes de ir diante de um juiz?



  • Pergunta de João Bosco Nascimento Silva, Juazeiro do Norte
  • 1697
  • 31/08/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Reconciliação |


Temos dois textos nos evangelhos, que podemos mencionar.

Mateus 5,25-26:

Assume logo uma atitude conciliadorea com o teu adversário, enqunato estás com ele no caminho, para não acontecer que o adversário te entregue ao juiz e o juiz ao guarda e, assim, sejas lançado na prisão. em verdade te digo> dali não sairás, enqunato não pagares o último centavo.

Lucas 12,58-59:

Enquanto te diriges com teu advensrário em busca do magistrado, esforça-te por entrar em acordo com ele no caminho, para que ele não te arraste perante o juiz, o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão. Eu te digo, não sairás de lá antes de pagares o último centavo.

Mateus coloca o ensinamento de Jesus imediatamente antes da explicação da nova Lei: "ouvistes o que foi dito aos antigos... Eu porém vos digo..." Essa nova lei se resume no amor fraternal, no perdão, na reconciliação.

Lucas, na perícope em que aparece a mensagem, está falando dos sinais dos tempos, do tempo messiânico, do julgamento que está próximo. Uma das características pedidas, então, é a reconciliação, a eliminação do pecado, pois o que provoca a falta de relação entre as pessoas é o pecado. A morte de Cristo traz reconciliação entre os crentes, que são convidados a tranformar a inimizade em amor fraterno.

1697 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook