Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o significado das palavras que se encontram em Provérbios 31, que são: Álefe, Bete, Guimel, Dálet, Hé, Vav, Zain, Het, Tete, Iod, kaf, Lámed, Men, Nun, Sâmek, Ain, Pe, Tsad, Cof, Resh, Shim e tau?



  • Pergunta de Gilberto Jose dos Santos, Rio de Janeiro
  • 2080
  • 31/08/2015
Ivete Holthmam

Leia mais sobre Alfabeto hebraico | Provérbios |


Prezado Gilberto,

Estes são os nomes das letras em hebraico. O alfabeto hebraico é composto de 22 letras, só consoantes. Provérbios 31 é um texto chamado acróstico, ou seja, cada versículo começa com uma letra do alfabeto.  Neste caso é um acróstico alfabetico. Temos também outrois tipos, como por exemplo o acrostico com uma palavra na vertical: 

Jesus

Espera

Solidariedade

Unificada e todos os

Seres humanos. 

É um gênero de composição poética bem antiga. Na Bíblia temos vários exemplos: Os Salmos 9 e 10, o Salmo 25, o Salmo 34, o Salmo 37, os Salmos 111 e 112, o Salmo 119 que é o maior da Biblia e o Salmo 145.  Se tomamos o Salmo 119 vamos encontrar 22 estrofes e cada estrofe com 8 versos que começam com a mesma letra. O autor inicia a primeira estrofe com Alef, a primeira letra do alfabeto, e termina com Tav, a última letra. É um verdadeiro trabalho literário, sem contar que o autor é um grande sábio de Israel.

2080 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook