Uma janela sobre o mundo bíblico

O que quer dizer no Evangelho de Mateus 07 versículo 12?



  • Pergunta de Cristiane, Campinas / SP
  • 10685
  • 01/09/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Mateus |


Olá Cristiane de Campinas / SP!

Mateus 7,12 assim se apresenta:

‘12Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, porque isto é a Lei e os Profetas”. (Mateus 7,12) Bíblia de Jerusalém.

Encontramos esta mesma frase na literatura judaica tanto em forma positiva ou negativa,

(Tobias 4,15: “Não faças a ninguém o que não querem que te façam. [este livro de Tobias só na Bíblia Católica] (Tobias 4,15) Bíblia de Jerusalém.

Mas advertências semelhantes também encontramos em outras formas literárias como a Odisséia V. 188. Portanto se pode dizer que é uma máxima da sabedoria humana, que começou a ser dita a partir do bom senso e contrária ao egoísmo.

Jesus usando este dito  torna ela como uma “regra de ouro”, dita por muitos comentarista a partir do século XVIII, buscando também inspiração no Antigo Testamento no Livro da Lei e dos Profetas. Ali encontramos a frase: amar o próximo como a si mesmo, a semelhança do amor divino como norma ética importante sendo o centro da pratica religiosa.

Mateus usando Lei e Profetas”, que aparecem na abertura do discurso em 5,17, quer nos dizer que o discurso está chegando ao seu término. Ele esta finalizando o pensamento inicial.

10685 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook