Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual o nome dos profeta menores?



  • Pergunta de Mabel, Recife
  • 2610
  • 02/09/2015
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Profetas | Divisão da Bíblia |


O Antigo Testamento normalmente é dividido em seções, grupos de livros que tratam de temas mais ou menos parecidos: pentateuco, livros históricos, livros proféticos e livros sapienciais. Os livros proféticos, de acordo com a sequência dos livros bíblicos proposta pela Vulgada, são 18. Por isso poderíamos falar de 18 profetas, embora isso seja bastante relativo. De fato, Moisés em toda a Bíblia é considerado um profeta, mas entre os 18 livros proféticos não há um com o nome de Moisés. De qualquer forma a divisão mencionada serve como elemento didático e não fazemos mal em usá-la.

Entre os livros proféticos, há alguns com grande volume de texto e outros com poucos capítulos. Por causa do tamanho dos livros, os profetas a quem é dedicado um livro foram divididos em "menores" e "maiores". Essa divisão é do tempo de Agostinho.

Os profetas menores, cujos livros são de tamanho pequeno, são: Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, e Malaquias.

Os profetas maiores são: Isaias, Jeremias, Ezequiel e Daniel

Nessa divisão não são contemplados o livro de Baruc, que não aparece na Bíblia Protestante, por que escrito em grego, e o livro das Lamentações, que na Bíblia Hebraica não é considerado como um livro profético.

 

Na Bíblia Hebraica

A Bíblia Hebraica, usada até hoje pelos hebreus e adotada pelos protestantes como cânon do Antigo Testamento, traz outra dsiposição para os livros. Ela fala de "profetas anteriores" (Josué, Juízes, 1-2 Samuel, 1-2 Reis) e de profetas posteriores (Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oseias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).

Os livros de Daniel e Lamentações, na Bíblia Hebraica aparecem entre os livros chamados "escritos" (ketubim). Obviamente, Baruc e as partes gregas de Daniel não aparecem na Bíblia Hebraica e, por isso, não entram na Bíblia Protestante.

2610 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook