Uma janela sobre o mundo bíblico

Estudando o Novo Testamento existe a necessidade de estudar o Antigo Testamento?



  • Pergunta de EDUARDO CAMPOS, maceió AL
  • 3299
  • 03/09/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Novo Testamento |


Olá Eduardo Campos de Maceió / AL.

Embora a primeira vista pareça ser suficiente estudar o texto do Novo Testamento, na verdade não é tão simples assim. Perderíamos muito da compreensão do texto se assim procedêssemos.

O Novo Testamento tem como base de seus escritos o Antigo Testamento. Coloco algumas razões:

- O texto do Novo Testamento apresenta muitas citações do Antigo Testamento, pois foi escrito para comunidades em que boa parte de seus membros tinham sido Judeus, portanto conheciam o Antigo Testamento muito bem, se converteram e agora ouviam a pregação dos apóstolos e estes por sua vez sabendo disto, em sua explanações citavam textos do Antigo Testamento para clarear a compreensão.

- Existem Bíblias de estudo em que as citações do Antigo Testamento estão em itálico e a localização no Antigo Testamento. Ao lado existe a citação do livro com capítulo e versículo. Os católicos possuem a Bíblia de Jerusalém, com uma tradução de mais de 50 estudiosos e que tem estas características de orientação aos leitores. Também no roda pé da página encontramos explicações de passagens difíceis. Isto demonstra a importância do conhecimento do Antigo Testamento para o estudo do Novo Testamento.

- Nota: Coloco um exemplo que se passa comigo em um Curso para Lideranças de comunidades sobre o Apocalipse de João. Na parte introdutório ressaltei a presença dos textos do Antigo Testamento, como sentenças encaixadas no Texto do Novo Testamente. No Apocalipse de João encontramos um total de

407 versículos.

Destes , 278 versículos com alusões dos textos do Antigo Testamento, ou versículos completos ou em parte. São muitos versículos do Antigo Testamento para um texto novo. Isto demonstra a preocupação desde o início em conhecer o Antigo Testamento para entender melhor o Novo.

Eduardo, sem querer tirar teu entusiasmo pelo estudo do Novo Testamento, isto deverás continuar, mas acrescente um pouco de sua atenção as ligações com o Antigo Testamento, encontradas no seu estudo do Novo Testamento. No Apocalipse aparecem citações do livro de Daniel, dos Salmos, de Isaías, Ezequiel, do Êxodo etc. Nos outros livros do Novo Testamento não é diferente.

3299 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook