Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem são os autores do Antigo Testamento?



  • Pergunta de Daniela Sousa, Cotia - SP
  • 3621
  • 08/09/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Bíblia |


 Olá Daniela Sousa de Cotia - SP!

Gostaria de responder a pergunta como muitos fazem, simplesmente colocando o nome do livro bíblico e junto o autor. Mas sem querer desmerecer o trabalho de quem assim entende, não vejo que seja a melhor resposta. Também não quero dizer aqui, que isto que escrevo seja correto. O que fiz foi pesquisar nas diversas introduções do Antigo Testamento e ver o que os autores atestam com respeito ao autor de cada livro do Antigo Testamento. O que existe ainda até o presente momento é muitas incerteza e duvida. Por exemplo: dizer que o Pentateuco seja obra única de Moisés, não é a melhor informação.

Deixo para tua leitura um material que já escrevi em outras respostas que poderão te ajudar a iniciar o teu estudo a respeito desta questão.

Os autores do Antigo Testamento.

Busquei uma resposta nos diversos manuais que encontramos de introdução ao Antigo Testamento. Mas nenhum deles fala com precisão do nome do autor de cada livro. Fala-se em grupo de pessoas, da contribuição oral e de teorias novas na formação do texto.

Tradicionalmente encontramos que alguns manuais afirmam que foram 40 os autores da Bíblia. Que Moisés foi o autor do Pentateuco, que os Salmos sejam de autoria de Salomão, mas nada existe que confirme isto.

Um pensamento é certo não foi uma única pessoa que escreveu a Bíblia. Muita gente deu sua contribuição e todos estavam unidos pela mesma preocupação: construir um povo irmão, por isso é que se diz que todos os que escreveram a Bíblia foram inspirados por Deus e é nesse sentido que podemos dizer que ela é Palavra de Deus.

O caminho dos fatos narrados na Bíblia é este: eles foram vividos, transmitidos oralmente, escritos e copiados até chegarem em nossas mãos.

Algumas considerações encontradas em leituras de conhecimento do tema:

A tradição Javista: Formada por muitos autores anônimos que escreveram as antigas tradições orais do povo. História dos Patriarcas, do Êxodo e das conquistas. Esta obra passou a se chamar tradição Javista, porque chamam Deus de Javé.

A tradição Eloísta: Formada por muitos autores anônimos que escreveram as antigas tradições orais do povo. Coletam as histórias dos Patriarcas e do êxodo. Esta obra passou a se chamar tradição Eloísta, porque chamam Deus de Eloim.

Existem ainda outras tradições.

Outros escritos seguem o mesmo raciocínio, difícil de precisar o nome do autor: Exemplo o autor de Jeremias, não foi o profeta, mas hoje se afirma que seja um autor diferente.

O caso do livro dos Salmos. Neles encontramos citados os nomes de autores: 73 salmos para Davi; 12 para Asaf; 11 para Core; 2 para Salomão e Moisés e um para Hemã e Etã. Entretanto é impossível dizer se de fato eles são os autores, ou são outros.

O caso do livro de Jonas: O autor é desconhecido, uma vez que Jonas é um personagem e não o autor do livro.

Provérbios: não existe comprovação de quem seja seu autor. Hoje acreditasse que tenha influência do Egito. Existem muitos provérbios egipcianos semelhantes a do livro dos Provérbios da Bíblia, quando comparados.

Penso que este apanhado poderá ilustrar a compreensão a respeito da autoria dos livros do Antigo Testamento. Mas permanece sempre a inspiração divina no escrito sagrado que nos serve de orientação nos caminhos da vida.

3621 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook