Uma janela sobre o mundo bíblico

Quantas vezes Maria mãe de Jesus é citada na Bíblia e em quais livros?



  • Pergunta de Lourdes, São Paulo - SP
  • 24099
  • 24/09/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus |


Olá Lourdes São Paulo - SP!

Olha Lourdes, a resposta precisa, quanto ao número exato que aparece o título “Maria Mãe de Jesus” na Bíblia, não consegui localizar no material que pesquisei. Por exemplo para o Antigo Testamento aparece, indicações sobre a Maria Mãe de Jesus, não com precissão de termos. Assim indico para sua reposta um número geral de versículos que aparecem no Novo Testamento com nome Maria Mãe de Jesus que totalizam 152 vezes, mas neste número estão incluídas referência de Maria tais como: no evangelho de João onde encontramos o nome “mulher” para a Mãe de Jesus, ou no apocalipse “mulher vestida de Sol” etc, assim Lourdes, deixo para você estes textos que citam Maria não todos os textos biblicos para não ficar pesado para a leitura do texto. Assim formulei a sua resposta:

Maria mãe de Jesus Bíblia

Por vezes, pensa-se que Maria não é muito evocada na Bíblia…

Mostraremos que as citações diretas, no Novo Testamento, são muito mais numerosas do que pensamos e que têm um significado muito peculiar na vida de Cristo.

As alusões indiretas à Maria são numerosas e muito importantes. Assim que o Antigo Testamento está repleto de figuras, imagens e profecias sobre Maria. Estas citações sobre Maria atravessam todo o Antigo Testamento, do Pentateuco aos Profetas, passando pelos Livros Históricos e Sapienciais!

Maria pertence ao Novo Testamento.

Ela nasceu no tempo do Novo Testamento. Todos os relatos específicos e diretos que falam dela estão no Novo Testamento. Enumeremos textos dos livros do Novo Testamento sobre Maria. Eles são muitos, mas os que aqui aparecem julgo suficientes para destacarmos a importância de Maria na vida de Jesus.

Maria no evangelho de João

João menciona a Mãe de Jesus em três ocasiões: uma indiretamente, na encarnação do Filho de Deus (Jo 1, 14), e as duas de uma maneira direta: as Bodas de Caná (Jo 2, 1-12) e na Morte de Jesus (Jo 19, 25-27).

) Jo 1,14: Prólogo) em forma indireta.

“E o Verbo divino se fez carne, e habitou entre nós, e nos vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai cheio de graça e de verdade.” ( João 1,14) Bíblia de Jerusalém.

2) Jo 2, 1-12 (as Bodas de Cana da Galiléia)

“1 No terceiro dia, houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava lá.”(João 2,1) Bíblia de Jerusalém.

João não menciona o nome “Maria”. Ele refere-se à Maria chamando-a de “Mulher” ou “Mãe de Jesus” (seis vezes). A explicação é simples: João gosta de apresentar certas pessoas como modelos de seguidores do projeto de Jesus.

3) Jo 19, 25-27 (Maria junto à cruz)

25 Perto da cruz de Jesus permaneciam  em pé,, sua mãe, e a irmã de sua mãe,  Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

26 Jesus, então, vendo a sua mãe, e perto dela o discípulo a quem amava, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.

27 Depois disse ao discípulo: “Eis aí tua mãe!”. E a partir dessa hora o discípulo a recebeu em sua casa.”(João 19,25-27) Bíblia de Jerusalém.

Maria no evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos

Segundo os estudiosos do tema, Lucas é o evangelista que mais fala de Maria. Encontramos no Novo Testamento 152 versículos sobre Maria dos quais 90 são de Lucas (1 versículo aparece no livro dos Atos e 89 no terceiro evangelho).

O evangelista Lucas apresenta muitas qualidades de Maria de Jesus. Ela é o exemplo da seguidora de Jesus, acolhendo a Palavra de Deus com fé, guarda e medita em seu coração e põe em prática.

O “SIM” de Maria dado a Deus na sua juventude em Nazaré é renovado durante toda a sua vida.

Não vamos citar os 90 versículos que aparecem Maria em Lucas, para não se tornar o texto cansativo.

Maria no evangelho de Marcos

Maria aparece duas vezes no evangelho de Marcos. Poucas citações, mas muito significativas onde ela é apresentada como a discípula faz parte da família de Jesus e cumpre a vontade do.

1)) Mc 3, 20-21. 31-35: a família de Jesus.

2) Mc 6, 1-6: Jesus de Nazaré (o santo de casa não faz milagres)

a) Mc 6, 3: O “Filho de Maria”

“3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e suas irmãs não estão aqui entre nós? E escandalizavam-se dele.”(Marcos 6,3) Bíblia de Jerusalém.

Maria no Evangelho de Mateus

O Evangelho de Mateus amplia bastante a imagem de Maria.

Ela aparece na narrativa da origem e da infância de Jesus (Mt 1-2) e em alguns textos referentes à vida pública de Jesus (Mt 12, 46-50 e Mt 13, 53-58).

1– Genealogia de Jesus (Mt 1, 1-25)

18 Aorigem de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, comprometida em casamento com José, antes que coabitassem achou-se grávida pelo Espírito Santo.

20 Enquanto assim decidia, eis que anjo do Senhor manifestou-se a ele dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo; (Mateus 1,18 e 20ss) Bíblia de Jerusalém.

Assim, a mensagem do relato resume-se em: o nascimento de Jesus se deve à ação do Espírito Santo em Maria.

José ao receber Maria em sua casa e assumir Jesus dando-lhe o nome (de Jesus), sela definitivamente o vínculo histórico da descendência messiânica.

2- Adoração dos magos e fuga para o Egito (Mt 2, 10-23)

11 Ao entrar na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o homenagearam. Em seguida abriram seus cofres, ofereceram-lhes presentes: ouro incenso e mirra....

14 Ele se levantou, tomou mãe e o menino durante a noite, e partiu para o Egito....

21 Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e entrou na terra de Israel.”( Mateus 2,11 e 14 e 21) Bíblia de Jerusalém.

3 – Maria na vida pública de Jesus.

a) Mt 12, 46-50: a família de Jesus e os seguidores

b) Mt 13, 53-58: O profeta rejeitado em sua pátria

Maria no livro do Apocalipse 12

Encontramos a figura de Maria Mãe de Jesus no capítulo 12, principalmente porque tem algumas referências sobre uma “mulher vestida de sol”.

O Capítulo pode muito bem ser dividido em três partes que apresentam três cenas com os seguintes personagens:

1ª Cena : Ap 12, 1-6

“1 Um sinal grandioso apareceu no céu: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés, e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas”. ( Apocalipse 12,1) Bíblia de Jerusalém.

2ª Cena: Ap 12, 7-12

3ª Cena: Ap 12, 13-17

“13 Ao ver que fora expulso para a terra, o dragão pôs-se  perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão.”(Apocalipse 21,13ss) Bíblia de Jerusalém.

Maria no Novo Testamento- segundo Gálatas

– Gálatas.

Por conter a informação mais antiga sobre Maria, analisaremos um único versículo referente ao estudo mariano. Gal 4, 4. Eis o texto:

“Quando, porém chegou a plenitude dos tempos, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filial.”

24099 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook