Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem era Malco, o servo do sacerdote que teve sua orelha decepada?



  • Pergunta de Raimundo Resplandes de Oliveira, Rio Maria
  • 2430
  • 27/09/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Getsêmani |


Olá Raimundo Resplandes de Oliveira de Rio Maria!

Conforme o teto do evangelho de João, o personagem Malco era o servo do sumo sacerdote. Vejamos o texto:

“10Então, Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a, feriu o servo do Sumo Sacerdote, a quem cortou a orelha direita. O nome do servo era Malco.” (João 18,10) Bíblia de Jerusalém.

Quem era Malco?

Dos quatro evangelistas que narram a prisão de Jesus somente João nos indica o nome do servo: Ele se chama de Malco. Os outros evangelistas, Mateus Marcos e Lucas o identificam como “o servo do sumo sacerdote”, e nada mais.

Este nome tem origem no Aramaico e quer dizer Rei. No hebraico encontramos “Melek” para designar Rei, mesma raiz.

Nesta época em Jerusalém o título de Rei estava decadente: as experiências anteriores não foram boas. O Rei Herodes era estrangeiro sua mãe era Iduméia, morreu em 64d.C., seu filho que continuou governando a Judéia Arquelau, cometeu disparates e foi deposto e exilado pelos Romanos. Tem inicio o regime de procuradores em Jerusalém. A mentalidade popular valorizava mais o poder do sumo sacerdote do que o representante político de Roma. Assim Malco, embora fosse servo do Sumo sacertote adquiriu importância, pois estava sob o teto do cargo mais importante para os judeus. Seu nome designava tudo: era uma figura do regime constituído, em mãos da hierarquia sacerdotal.

A ação de Pedro é inconseqüente, quer terminar com este sistema, mas sem a visão do perigo que estava o cercava.

Jesus neste acontecimento que envolve Pedro e Malco deixa uma lição salutar: ele está oferecendo a vida, seu amor é sem limites para com os homens, quer atrair todos para si. Jesus demonstra ser Rei de Israel mas com uma forma que Pedro não entende.

2430 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook