Uma janela sobre o mundo bíblico

Gostaria muito de saber quem pode ou não participar da Ceia do Senhor.



  • Pergunta de Belo, Céu Azul
  • 5418
  • 15/10/2010
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Eucaristia - Ceia |


A Ceia do Senhor, no mundo católico, é a missa. Trata-se da celebração que faz memória da última ceia que Jesus teve com os apóstolos, no Cenáculo, antes da paixão. Há, para ser exato, um termo que especificamente denomina a recordação feita na quinta-feira santa, in Coena Domini, celebrado na Quinta Feira Santa, mas em modo geral a missa é sempre celebração da Ceia do Senhor. Além da Igreja Católica, a missa é também um prática na Igreja Ortodoxa, nas comunidades anglicanas de tradição anglo-católica e algumas comunidades luteranas.

Alguns textos do Novo Testamento mostram que já na comunidade primitiva, embora com um ritual ainda não definidoti , era celebrada a Ceia (Atos dos Apóstolos 2,42,46). Uma fonte antiga, a Didaché (95-150 depois de Cristo), faz uma descrição detalhada de como a missa fosse celebrada, incluse as oraçãos que deviam ser usadas, como também outras indicações litúrgicas e usos. Eram incluídas fórmulas fixas de oração, mas existia um amplo espaço à oração espontânea. Era pedido também a confissão dos pecados antes da celebração.

Justino, na Apologia prima, escrita por volta do ano 150 depois de Cristo, chama a Ceia do Senhor como “Eucaristia”, ou seja, agradecimento.

Hoje, na Igreja Católica, a participação na celebração é legislada pelo Catequismo e outras normas de comportamento. Todos podem participar da celebração. Há, contudo, limites em relação à participação na comunhão, na Eucaristia, que é legislada por certas regras de comportamento. Em caso de pecado grave, por exemplo, é necessário confessar-se; em caso de casamento depois de um divórcio, a participação na comunhão não é consentida. Além disso, para ter acesso à comunhão, é necessário frequentar o catecismo e participar da “Primeira Comunhão”. Para outras regras seria necessário consultar um padre.

5418 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook