Uma janela sobre o mundo bíblico

Quando na Bíblia diz: "rasgaram suas vestes" é um tipo de protesto?



  • Pergunta de sara da silva, Primavera do Leste - MT
  • 7087
  • 05/10/2015
Odalberto Domingos Casonatto

 Olá Sara da Silva Primavera do Leste - MT!

Até poderemos incluir este gesto de rasgar as vestes, que aparece ao longo dos livros bíblicos como sendo um protesto. Mas o significado é mais amplo, quando este gesto se apresenta como arrependimento, volta para Deus, luto etc.

Rasgar as vestes como arrependimento.

Para Deus o verdadeiro arrependimento é rasgar o coração e não rasgar as vestes como o povo de Israel fazia. Rasgar as vestes era mais um ato externo e não nascia de dentro do coração. Vamos conferir o texto de Joel 2,12-13

“12Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. 13E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. (Joel 2,12 - 13) Bíblia Almeida

O povo de Israel, não conseguia permanecer por muito tempo servindo e adorando somente a Deus. Acabava cedendo à idolatria este fato perpassa os livros do Antigo testamento. Por diversas vezes, Deus repreende seu povo por meio de Moisés e de muitos outros profetas. Encontramos passagens em que o povo se arrepende e se volta, para Deus. Nessas ocasiões de arrependimento, o povo costumava rasgar suas vestes e se cobrir com pano de saco em sinal de humilhação.

Rasgar as vestes como luto.

Pode se entender ato de rasgar as vestes quando morre alguém da nossa convivência no início do tempo de luto, ou na ocasião de uma tragédia ou mesmo de desgraça que se abate sobre nós. Pasa ser um tempo de  pesar. Conforme 2 Samuel 13,30-31:

“30Enquanto eles ainda estavam em caminho, chegou a Davi um rumor, segundo o qual se dizia: Absalão matou todos os filhos do rei; nenhum deles ficou. 31Então o rei se levantou e, rasgando as suas vestes, lançou-se por terra; da mesma maneira todos os seus servos que lhe assistiam rasgaram as suas vestes.”(2  Samuel 13,30-31) Bíblia Almeida.

7087 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook