Uma janela sobre o mundo bíblico

O que é cânticos dos degraus?



  • Pergunta de Natalia, Nobres - MT
  • 2134
  • 06/10/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Salmos |


Olá Natalia de Nobres - MT!

O livro dos Salmos é formado de 150 Salmos chamados de saltério. Nestes 150 Salmos podemos agrupá-los em Salmos, propriamente ditos, em hinos, em Salmos de subida ou também chamados de degraus e outros.

O cânticos dos degraus.

No grupo das coleções encontramos os Salmos de degraus formados pelos Salmos 120-129 e os Salmos 130 -134. Eles estão dentro de um contexto de peregrinação que o povo judeu fazia nas ocasiões de festa aos lugares de oração como o templo de Jerusalém. Nestes Salmos são destacados também o que os peregrinos faziam no decorrer do caminho. Os Salmos da subida são degraus do caminho espiritual, para levar a um encontro com Deus.

Comentando mais sobre os Salmos de degraus.

As caminhadas de peregrinação eram longas, vários dias até o Templo de Jerusalém e eram os cânticos que encorajavam e animavam o povo a continuar caminhar no escaldante clima desértico. Vinham estes peregrinos e peregrinas de vários locais possivelmente do Norte da Palestina, do interior da Síria, da diáspora, pois é lá que se situam Mesec e Quedar lembrado em Salmo 120,5.

A formulação dos Salmos continha um vocabulário simples e breve, podendo ler lembrado com facilidade, era o povo simples a caminho que cantava. A única exceção é o Salmo 132 que trata da história antiga de Israel, parecendo mais trabalhado. Subir a Jerusalém para os peregrinos não é caracterizado por oferecer sacrifícios e holocaustos, mas, a busca por um lugar que projeta a saída das escravidões da compra e venda de pessoas (Isaías 24-27; 24,1-2).

2134 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook