Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem foi Malco?



  • Pergunta de Antônio Carlos da Rocha Silva, Ipiranga - PR
  • 24499
  • 08/10/2015
Odalberto Domingos Casonatto

 Olá Antônio Carlos da Rocha Silva de Ipiranga - PR!

O nome desta personagem “Malco” está ligada a prisão de Jesus no Jardim das Oliveiras conhecido por Gethsêmani, pois ali existia uma prensa de azeitonas para fazer azeite.

Jesus convida Pedro, Tiago e João para irem até este lugar, um pouco afastado de Jerusalém para rezar durante a noite. E assim aconteceu. Até o momento que o silêncio da noite foi interrompido com os sacerdotes do Templo, seus servos e soldados Romanos, que ali vieram para prender Jesus. E no momento da prisão de Jesus que Pedro num impulso de defesa a seu mestre corta a orelha de um servo do sumo sacerdote chamado Malco. Somente o evangelista João o último a escrever o evangelho

cita o nome de Malco. Os evangelhos os Sinótico apenas indicam como sendo um servo do sumo sacerdote. Vejamos os textos:

Esse fato acontece quando os soldados chegam para prender Jesus, no Jardim das Oliveiras, na quinta-feira, depois da Última Ceia. Todos os 4 evangelhos falam do evento, mas apenas João diz que se tratava de Pedro. Vejamos os textos.

Mateus 26,51: E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, puxou da espada e, ferindo o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe uma orelha.

Marcos 14,47: Mas um dos que ali estavam, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe uma orelha.

Lucas 22,50 Então um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.

João 18,19: Então Simão Pedro, que tinha uma espada, desembainhou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. O nome do servo era Malco. (Bíblia Almeida)

Alguns comentaristas deste episódio, interpretando a ação repentina de Pedro, e o uso de uma espada (ou sica em baixo da roupa) indica que provavelmente Pedro pertencia ao grupo rebelde contra os Romanos chamados Sicários, que utilizavam um punhal “sica” escondida em baixo da roupa para defender-se e praticar atentados. Pedro provavelmente imaginava um Messias com força política que viria restaurar o poder em Israel. Entretando o diálogo de Jesus com Pedro, o milagre da reposição da orelha de Malco mostra um outro caminho que Jesus queria percorrer.

 

24499 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook