Uma janela sobre o mundo bíblico

O arcanjo Miguel é Jesus Cristo?



  • Pergunta de José Rui Lamenha M. Neto, Flexeiras - AL
  • 3766
  • 30/10/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus |


Olá José Rui Lamenha M. Neto de Flexeiras - AL!

Jesus é Rei o Arcanjo Miguel é príncipe.

Nesta afirmação está a resposta à pergunta que nos confrontamos a cada passo com tantos irmãos nossos. Penso que seria diminuir muito a pessoa de Jesus Cristo como filho de Deus e a segunda pessoa da Santíssima Trindade o igualando a um de seus Arcanjos, e que estão as suas ordens. Quando estamos dizendo que Jesus é Rei queremos afirmar o máximo de todos os títulos que um ser pode receber: Jesus é Reis dos Reis é o Senhor dos Senhores. É a nomeação que o livro do Apocalipse outorga a Jesus Cristo:

“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, Aquele que é, Aquele que era e Aquele que vem, o Todo Poderoso” (Apocalipse 1,8)

Jesus é aquele que o livro do apocalipse proclama como:

“Digno é o Cordeiro imolado, de receber poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor”. (Apocalipse 5,12)

Olhemos algumas citações Bíblicas que falam do Arcanjo Miguel:

Poucas citações Bíblicas citam o arcanjo Miguel nominalmente (Daniel 10,13. 21; Daniel 12.1; Judas 1,9 e Apocalipse 12,7). Avaliando o que é dito sobre Miguel, mesmo nestes poucos textos que o citam, e comparando com alguns textos sobre Jesus Cristo, poderemos chegar a esta conclusão.

Olhando o texto de Daniel 10,13:

 - “O príncipe do Rei da Pérsia me resistiu durante 21 dia, mas Miguel, um dos primeiros príncipes veio em meu auxílio. Eu os deixei afrontando os reis da Pérsia.”(Daniel 10,13)

 - “Ninguém me presta auxílio para estas coisas senão Miguel, vosso Príncipe”. (Daniel 10,21)

Ou ainda:

“Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos,” (Apocalipse 12,7

Com estes textos bíblicos podemos chegar a algumas conclusões:

Miguel como aparece nas citações é “um dos primeiros príncipes”. Portanto foi criado e existiam outros semelhantes. Se fizermos a comparação com Jesus Ele não foi criado (João 1,1-3) e não há outro ser igual a Jesus, Ele é único, Ele é Deus, é o Alfa e o Ômega (Apocalipse 1,8). Os textos bíblicos nos indicam que o arcanjo Miguel não pode ser Jesus. O Arcanjo Miguel é criatura e Jesus é criador.

Quem é Miguel na Bíblia.

Miguel na Bíblia é considerado um arcanjo, seria um Anjo-chefe (Judas 1,9) e príncipe (Daniel 10,13). Confrontando com Jesus nada tem a haver. Jesus Cristo é chamado na Bíblia de Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse 17,14). Logo em conclusão O arcanjo Miguel não é Jesus,

Concluindo:

Fundamentados pelas citações bíblicas não podemos afirmar que Miguel, seja Jesus Cristo. Os relatos bíblicos nos dizem que são pessoas totalmente distintas, com missões diferentes. Torna-se difícil querer testificar está verdade, pois não existem provas bíblicas comprovatórias.

3766 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook