Uma janela sobre o mundo bíblico

Em Gênesis 30,14-15 fala sobre Mandrágoras, desejo saber o que é. Também explicação sobre o versículo 16 onde diz: aluguel com as mandrágoras.



  • Pergunta de Elias de Godoy Izidoro, Poá - SP
  • 3461
  • 23/11/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Raquel |


Olá Elias de Godoy Izidoro de Poá - SP!

A flor Mandrágora na Bíblia.

Encontramos a citação da flor chamada mandrágora em vários textos bíblicos. Passemos a algumas citações para termos uma idéia. Já no primeiro livro da Bíblia em Gênesis 30,14. fala da flor mandrágora vejamos:

14Tendo chegado o tempo da ceifa do trigo, Rúben encontrou nos campos mandrágoras , que trouxe para sua mãe Lia... (Gênesis 30,14ss) Bíblia de Jerusalém.

Mandrágora é uma planta cujo nome em hebraico é formado pela raiz de “amor” e os antigos habitantes da região atribuíam propriedade afrodisíacas. Alguns comentaristas se referindo a planta mandrágora dizem: plantas das “solenaceas” que acredita-se que tenha a virtude de terminar com a esterilidade das mulheres e dar a capacidade de novamente gerar filhos. A tradição popular colocou a Mandrágora em relação ao nascimento de José referindo-se a esta passagem bíblica.

Outro texto Bíblico fala:

“As mandrágoras exalam seu perfume; a nossa portas há de todos os: frutos, novos e frutos secos, que eu tinha guardado meu amado para ti”.(Cântico dos Cânticos 7,13) Bíblia de Jerusalém.

O que nos diz Gênesis 30,16:

Uma vez entendendo a finalidade e o uso da planta mandrágora pelas mulheres do Antigo Testamento. Vemos a situação de Jacó com as suas quadro mulheres: que geraram 12 filhos que deram origem as 12 tribos de Israel e mais José.

Assim Lia gerou: Rubens, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zabulon e Dina.

Raquel gerou: José e Benjamin.

Zelfa: Gad, e Aser.

Bala: Dã e Naftali.

Segundo a Bíblia Almeida o versículo 30,16 assim foi traduzido:

“Quando, pois, Jacó veio à tarde do campo, saiu-lhe Léia ao encontro e disse: Hás de estar comigo, porque certamente te aluguei pelas mandrágoras de meu filho. E com ela deitou-se Jacó aquela noite. E ouviu Deus a Léia, e ela concebeu e deu a Jacó um quinto filho.”(Gênesi 30,16) Bíblia Almeida.

A tradução que a Bíblia Almeida faz de “aluguel” que Lia faz pelas Mandrágoras, é uma linguagem estranha, outras traduções traduzem o verbo “cum” em hebraico com o sentido que normalmente se usa: “levantar, ir com”, parece que o termo alugar, foge o sentido que existe no texto.

O que está acontecendo na verdade é que Rachel passa acreditar que as Mandrágoras, poderiam ativar sua fertilidade e ela pudesse gerar um filho para Jacó. Na verdade Lia se une a Jacó e gera ainda dois filhos antes que Raquel pudesse ter um filho.

Imagem da Mandrágora.


3461 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook