Uma janela sobre o mundo bíblico

Sigilo com a imagem de Jesus, do VI século



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Arqueologia |


Em Tiberíadas, às margens do Lago da Galiléia, foi encontrado um sigilo com uma imagem de Jesus em uma das faces. Na outra há uma cruz com a abreviação do nome “Christos”. O objeto seria do século VI. Outras descobertas de sigilos como este tinham sido feitas em Cesaréia, que em tempos passados era a capital da província, mas este é o primeiro encontrado em Tiberíades.

Segundo o professor Yizhar Hirschfeld, da Universidade Hebraica, responsável pelas escavações, o sigilo pertencia a um membro importante da igreja local. Ele diz que da descoberta seria possível tirar duas considerações: a primeira é que a Igreja em Tiberíadas era mais influente do que se imaginava até agora e a segunda é que as comunidades hebraica e cristã conviviam, em harmonia.
Yizhar também acrescenta: “Foi em torno ao Século VI que várias imagens, que mais tarde se tornaram populares no cristianismo, começaram a ser eleboradas, como Maria Theothokos (Maria, Mãe de Deus)”. Disse ainda que “é presumível que quem desenhou a imagem de Jesus tinha uma memória histórica do seu caráter”.

No mesmo local foi encontrata também uma moeda que continha o rosto de Jesus em uma das faces e na outra uma inscrição grega que dizia “Jesus, o Messias, rei dos reis”, porém essa é de um período posterior, da época das cruzadas, por volta do ano 1000.

1960 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook