Uma janela sobre o mundo bíblico

Tenho uma caminhada na igreja católica de 3 anos. Posso ser catequista? É verdade que o conselho da comunidade tem que aprovar? Onde está escrito isto?



  • Pergunta de Paulo Henrique Ferreira da Silva, Rio de Janeiro - RJ
  • 1219
  • 11/12/2015
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Catecismos |


Olá Paulo Henrique Ferreira da Silva do Rio de Janeiro - RJ!

É elogiável sua iniciativa em dar catequese na comunidade. É um serviço a comunidade de muita importância.

A preocupação com a escolha por parte do Conselho da Comunidade não deve ser barreira para exerceres esta função. Se Deus te chama para isto dar-te-á condições. Praticamente em todas as comunidades é o sacerdote que sai a busca de novos catequistas. Existem poucas pessoas dispostas a desempenhar esta tarefa. Os motivos são os mais variados. Cito alguns :

- Poucos tem a disposição tempo de uma hora por semana, para os encontros da catequese.

- Este serviço de catequese é gratuito,e voluntário para a comunidade. Não existe remuneração. Nem todos tem condições de dispor de seu tempo para desenvolver este trabalho na comunidade.

- Ser alguém que participa da comunidade, conheça a realidade e se dispõe a colaborar neste serviço. Viva sua fé na vida diária.

- Geralmente o Padre está atento em descobrir entre os jovens alguns para se prepararem para as aulas da catequese. Existem cursos e preparação para este trabalho. Este aspecto é muito importante na caminhada.

A escolha e o convite para que pessoas da comunidade exerçam esta função, atualmente passa mais pelas mãos do padre responsável do que por um grupo de leigos, que pertençam ao conselho da comunidade.

Penso que o melhor que ainda possas fazer é falar com o padre e se colocar a disposição para participar de Cursos de preparação de catequistas. Começar deste modo é o melhor caminho e vai aos poucos clareando o que de fato queres  realizar em tua comunidade.

1219 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook