Uma janela sobre o mundo bíblico

O que quer dizer o texto no livro de Apocalipse 22,2?



  • Pergunta de Reinaldo, Osasco, SP
  • 7425
  • 22/01/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Apocalipse |


 Olá Reinaldo de Osasco - SP!

Olhemos o versículo 22,2 o que ele nos diz:

“No meio da praça, de um lado e do outro do rio, há árvore da vida que frutificam 12 vezes, dando fruto a cada mês; e suas folhas sevem para curar as nações.” (Ap 22,2) Bíblia de Jerusalém.

O entendimento e a interpretação deste versículo vêm do conjunto simbólico expresso no livro do Apocalipse. Sem este ensinamento a interpretação se torna difícil.

O versículo inicia falando de um rio. Na Palestina não encontramos nenhuma cidade que é atravessada por um Rio. Existe escassez de água, fato este presente desde a antiguidade. Por este motivo nos livros Bíblicos aparece a imagem que a água em abundância é a presença da vida. Com a presença da água tudo crescia, existia. Falar em um rio abundante era o mesmo que dizer que a vida de Deus, estava presente e sempre renovava-se. Olhando o livro do Gênesis, primeiro livro da Bíblia encontramos um rio caudaloso, com tanta água para formar outros quatro rios.

Este versículo Apocalipse 22,2 retoma o texto do profeta Ezequiel 47,12. O texto fala da cidade de Jerusalém, da chegada do Messias e aparece um rio descrito fertilizando o árido deserto, produzindo vida nova que segue em direção ao Mar morto. Os peixes novamente existirão e a vida retornará.

Outras imagens simbólicas aparecem no versículo, na cidade estará a árvore da vida, indica que a imortalidade perdida retorna a humanidade.

Se a Bíblia começa narrando a perda e destruição do Paraíso no último livro da Bíblia o homem é recolocado no Paraíso. Esta volta do ser humano ao paraíso custou muito para a humanidade, inclusive a morte do cordeiro, que tira o pecado do mundo.

O que importa agora é olhar a terra Prometida, que aguarda a todos os que permaneceram fiéis na fé.

A imagem da árvore que frutifica 12 vezes reforça a ideia que o número 12 é a marca da nova criação. Este número aparece em todas as formas: 12 portas, 12 árvores, 12 alicerces,12 tribos, 12 apóstolos12 mil estádios, 12 côvados etc.

A imagem das folhas curando as nações, estão indicando os que se alimentam de seus frutos e curam-se com suas folhas adquirem a. imortalidade.

7425 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook