Uma janela sobre o mundo bíblico

Paulo se refere à epístola "de Laodiceia" como sendo uma carta que ele escreveu e que deveria ser lida pela igreja de Colossos. Por que não aparece essa carta na Bíblia?



  • Pergunta de Felipe, Hortolândia
  • 3336
  • 23/02/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Cartas paulinas | Paulo |


Paulo, no final de Colossenses diz:

Depois que esta carta tiver sido lida entre vós, fazei-a ler também na Igreja de Laodiceia. Lede vós também a que escrevi aos de Laodiceia (Colossenses 4,16).

Graças a esta menção, se deduz que houve uma carta de Paulo escrita aos cristãos de Laodiceia. E na Bíblia não aparece essa carta porque não existe mais. Alguns dizem que foi perdida e outros, invés, argumentam dizendo que a carta mencionada aqui, aquela que deveria ser lida pelos Colossenses é, na verdade, a que temos com o nome de "Carta aos Efésios", vista a proximidade das duas cidades.

É importante mencionar que há críticos que colocam em dúvida a autoria de Paulo da Carta aos Colossenses. Se fosse assim, também a menção a uma carta aos cristãos de Laodiceia por parte de Paulo seria infundada.

Na verdade não sabemos como se desenvolveram os fatos históricos. Se houve uma carta escrita por Paulo à igreja "morna" (veja Apocalipse 3,15) de Laodiceia, não podemos saber e também não conhecemos o seu conteúdo.

3336 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook