Uma janela sobre o mundo bíblico

Quais são os dez mandamentos originais de Deus?



  • Pergunta de Carlos Rodrigues, Cotia, SP
  • 125330
  • 24/02/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Mandamentos |


Colocada dessa forma, a sua pergunta insinua a existência de 10 mandamentos verdadeiros (de Deus) e outros falsos. Não é exatamente assim que temos que pensar. Embora é verdade que existe alguma dificuldade para identificar os 10 mandamentos, sobretudo porque temos dois textos que falam deles na Bíblia e, por outro lado, existe a tradição da catequese nas diferentes igrejas.

Comos dissemos, dois textos nos transmitem os mandamentos: Êxodo 20,2-17 e  Deuteronômio 5,6-21. No quadro abaixo você encontra uma síntese clara.

 

Êxodo 20,1-17 Deuteronômio 5,6-21 Síntese
Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
Não terás outros deuses diante de mim.
Não terás outros deuses
Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam,
e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
Não ti farás ídolo e nem imagens
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão. Não pronunciarás em vão o nome do Senhor, teu Deus
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
Guarda o dia do sábado, para o santificar, como te ordenou o senhor teu Deus;
seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem assim como tu.
Lembra-te de que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia do sábado.
Recorda-te do dia de sábado, para santificá-lo
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Honra a teu pai e a tua mãe, como o senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que o Senhor teu Deus te dá. Honra teu pai e tua mãe
Não matarás. Não matarás. Não matar
Não adulterarás. Não adulterarás. Não comer adultério
Não furtarás. Não furtarás. Não roubar
Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não pronunciar falso testemunho contra o próximo
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo; não desejarás a casa do teu próximo; nem o seu campo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. Não desejar a casa de teu próximo

 

A bíblia nunca fala de "mandamentos", mas de "palavras". Essa anotação é importante por que faz com que tiremos deles o legalismo com o qual normalmente são lidos. Eles, invés, precisam ser entendidos como consequência da aliança de Deus com o seu povo. Os mandamentos vêm em segundo lugar; primeiro de tudo existe a escolha por parte de Deus do seu povo. Isto torna claro que o comportamento moral não é um fim em si mesmo, mas é a resposta humana à iniciativa amorosa divina.

 

Diferente ordem dos mandamentos

A partir de Santo Agostinho, os "Dez Mandamentos" têm um lugar preponderante na catequese cristã. No século XV, começou o costume de exprimir os preceitos do Decálogo em fórmulas rimadas, fáceis de decorar, e positivas, que ainda hoje se usam. Os catecismos da Igreja expuseram muitas vezes a moral cristã seguindo essa ordem dos «Dez Mandamentos».

A divisão e a numeração dos mandamentos variou no decurso da história. No mundo católico se segue ainda hoje a divisão dos mandamentos estabelecida por Santo Agostinho. É a mesma das «confissões» luteranas. Os Padres gregos procederam a uma divisão um tanto diversa, que se encontra nas Igrejas ortodoxas e nas comunidades evangélicas.

No quadro abaixo encontra os mandamentos segundo a Igreja Católica e segundo as igrejas reformadas.

 

  Igreja católica Igrejas reformadas
1 Amar a Deus sobre todas as coisas Não ter outros deuses
2 Não tomar seu santo nome em vão Não adorar ídolos
3 Guardar domingos e festas de guarda Não usar o nome de Deus em vão
4 Honrar Pai e Mãe Manter sagrado o dia do senhor
5 Não matar Honrar pai e mãe
6 Não pecar contra a castidade Não assassinar
7 Não roubar Não cometer adultério
8 Não levantar falso testemunho Não roubar
9 Não desejar a mulher do próximo Não prestar falso testemunho
10 Não cobiçar as coisas alheias Não cobiçar a casa do próximo. Não cobiçar a mulher do próximo

125330 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook