Uma janela sobre o mundo bíblico

Pilatos é culpado da morte de Jesus?



  • Pergunta de Marcos rosoni, Campinas
  • 1950
  • 14/03/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Pilatos | Paixão |


É culpado, sim. Assim como são culpados alguns do povo e dos dirigentes religiosos daquele tempo. Nada fizeram para evitar a sua morte.

Há uma tradição que inocenta Pilatos. De fato, até mesmo os evangelhos mostram uma certa simpatia dele por Jesus. Todavia, nada fez para evitar a crucificação. A quem muito é dado, muito será pedido. Ele era dirigente e podia intervir. O fato de ter "lavado suas mãos" não o inocenta. É o mesmo que fazem muitas pessoas encarregadas da pública administração ou que têm algum cargo de relevância; não querem sujar as mãos, mas se omitem, não tomam posição, pois é mais importante defender a própria posição e a harmonia mascarada do que promover a justiça.

Em relação à morte de Jesus, é errado afirmar que o povo judeu é o culpado, como se fez durante muito tempo. A sua morte foi causada pela incompreensão de todos que viviam no seu tempo e não exatamente pela incompreensão simplesmente religiosa. Havia muitos judeus que seguiam Cristo, que não queriam a sua morte. Todos os apóstolos eram judeus!

1950 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook