Uma janela sobre o mundo bíblico

Faço teologia para leigos, e meu professor solicitou um trabalho para ser entregue sábado, sobre a as primeiras comunidades cristãs em Atos dos Apóstolos, tem uma que eu não consegui a encontrar. A comunidade de Mileto. Poderia me informar algo a respeito desta comunidade.



  • Pergunta de João Alberto de Matos, Franca - SP
  • 1430
  • 16/03/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Paulo |


Olá João Alberto de Matos Franda - SP!

Olhei alguns comentários dos Atos dos Apóstolos e na literatura paulina bem como algumas enciclopédias. Nos comentários poucas informações encontramos.

Ressaltamos algumas. Cidade mais ao sul de Éfeso. Mileto foi a antiga capital de jônia, situada na costa mediterrânea ocidental da Ásia menor. Era um importante centro comercial, e nos séculos VIII-VI, manteve muitas colônias na área do mar Negro. Por ser uma cidade portuária, recebia muita influência do Egito. Os historiadores falam que o Faraó Neco, ali esteve, visitou o templo de Mileto, agradecendo a vitória que obtivera em Megido no ano de 608 A.C.

Foi destruída pela Pérsia no ano 494 A.C.

O nome da cidade Mileto é muito lembrado pois foi berço de inúmeros Filósofos gregos: Tales, Anaximandro e Anaxímenes.

Já na época de Paulo a cidade de Mileto vivia das glórias do passado. Os livros do Novo Testamento dos Atos dos Apóstolos 2 Timóteo lembram o nome de Mileto.

Já na época de Paulo o porto de Mileto estava em dificuldades devido a sedimentação acentuada, isto decretou seu declínio comercial.

Consulta

BLAKE, EVERETT – EDMONDS, ANNA, Sites Bibliques de Turquie, Redhouse press, Istanbul, Turkey, 1978,pág.97-99.

O Novo Dicionário da Bíblia – Vida Nova, vol, II, São Paulo 1986.

 

Imagem: Vista do Anfiteatro de Éfeso, que está a 20 Km de Mileto e Localização geografica de Mileto.


1430 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook