Uma janela sobre o mundo bíblico

Nada contra as mulheres; mas digam-me o que a Bíblia fala sobre dançarinas do rei Herodes. Falo assim tendo em vista que não concordo com essa parte onde colocam dançarinas na cena de Jesus e Herodes nas encenações de via-sacra, ou seja a Bíblia fala que quando Jesus é enviado para Herodes existiam dançarinas sim ou não?



  • Pergunta de José de Arimatéia da Silva, Parnaíba - PI.
  • 1394
  • 23/03/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Herodes |


Olá José de Arimatéia da Silva de Parnaíba - PI.!

A leitura atenta do texto e a compreensão quem eram as autoridades da época respondem como aconteceu o encontro de jesus com Herodes Antipas. Tudo se desenrolou sem bailarinas. Estas aparecem apenas como um recurso de encenação teatral ou cinematográfica. Este encontro foi em Jerusalém, sendo inconcebível que ali, as autoridades permitissem este tipo de danças.

Compreendendo a situação.

Os três evangelho sinóticos narram que o Rei Herodes queria falar com Jesus: Mateus 14,1ss; Marcos 6,17ss; Lucas 16,14.

Quem é este Herodes que o texto Bíblico nos fala. Ele é conhecido por Herodes Antipas (4 a.C. – 39 d.C.) tetrarca da Galiléia e Pereia, um dos 4 filhos de Herodes o grande que recebeu parte de seu território administrativo. Ordenou a decapitação de João Batista, acontecido na fortaleza de Maqueronte na Pereia, (atual Jordânia) território por ele administrado. Neste Palácio era comum Herodes Antipas oferecer festas aos seus súditos mais ligados com a administração onde aconteciam festas, com bailarinas. Os evangelhos contam estes fatos. Mas Jesus nunca esteve na fortaleza de Maqueronte.

Lucas narra o encontro de Jesus com Herodes Antigas tetrarca da Galiléia e Pereia.

O evangelho de Lucas na narrativa do processo de condenação de Jesus capítulo 23, fala que Pilatos sabendo que Jesus era Galileu enviou Jesus para se apresentar a Herodes Antipas e ser julgado. Como era festa da Páscoa Judaica Herodes Antipas estava em Jerusalém com sua escolta. No interrogatório de Herodes Antipas a Jesus, ele ficou calado, não respondeu nenhuma pergunta. Da mesma forma as perguntas do Sumo sacerdotes e escribas permaneceu calado. O texto diz que Herodes e sua escolta trataram Jesus com desprezo e colocaram uma túnica de príncipe, por escarnio.

Concluindo:

É impossível imaginar que tivessem bailarinas durante o processo de Jesus. E nem mesmo Herodes Antipas, não traria bailarinas para fazerem festa em Jerusalém. Este não era seu território. Seu irmão Arquelau (4. A.C. – 6 d.C), tetrarca da Judéia e com sede em Jerusalém foi deposto pelos romanos e colocaram Pôncio Pilatos como procurador. O território estava sendo governado por Pôncio Pilatos.

Consulta:

KASWALDER, PIETRO, Escursione in Giordania, sussidio per escursioni, 7, Franciscan Archaeological Institute, Pro Manuscripto, SBF, Siyagha – Monte Nebo, Giordania, 1993. Pág. 124-125.

1394 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook