Uma janela sobre o mundo bíblico

Adão e Eva são apenas uma maneira da Bíblia falar da evolução natural ou realmente existiram, da maneira literária que está escrito?



  • Pergunta de Mario Rubens de Oliveira, Rio de Janeiro
  • 2071
  • 24/03/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Criação | Adão | Eva


Adão e Eva não são personagens históricos, que existiram com esses nomes, tais como conta a Bíblia.

Nos primeiros capítulos do nosso livro sagrado encontramos uma história da criação que reflete a visão que o autor inspirado tinha da maneira como Deus criara o ser humano e tudo o que existe. Para exprimir esse ponto de vista, ele usa recursos comuns a sua cultura, como, por exemplo, elementos mitológicos.

Nada nos impede de acreditar que a humanidade, com o que a rodeia, é o resultado de um processo de desenvolvimento que se concretiza durante milhões de anos. As ciências podem nos ajudar a decifrar esse itinerário. Todavia, o reconhecimento de tal teoria não contradiz a verdade transmitida pela Bíblia: tudo é obra de Deus! E o ser humano está ao centro dessa obra, como elemento querido do criador.

O importante é não entregar-se completamente à lógica científica, que tende a rejeitar a intervenção divina na criação. Não há como explicar tudo; somos rodeados pelo mistério. Temos difuculdade de estar com o "Mistério", pois queremos tudo explicado. O Mistério é uma luz que ilumina as coisas, mas que nunca se esgota, que sempre se revela de maneira nova. Assim é com a criação: um mistério que joga luz na realidade que vivemos e que condiciona o nosso comportamento.

2071 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook