Uma janela sobre o mundo bíblico

Em Êxodo 4,22-23, Deus manda uma mensagem para Faraó através de Moisés, para que Faraó deixe ir os filhos de Israel irem. Deus diz a Moisés o que dizer. Então imediatamente, nos versículos 24 e 25, a Bíblia fala de um encontro de Deus com Moisés e Deus disse que mataria o "seu primogênito". Achei que Deus estava falando do primogênito de Faraó, mas já no versículo 25, a Bíblia fala de Zípora e seu filho. Então no versículos 22 e 23, Deus estava falando do primogênito de Faraó ou de Moisés? Estou confusa.



  • Pergunta de Márcia Gannon, Miami, Florida, USA
  • 2073
  • 01/04/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Moisés |


 

Olá Márcia Gannon de Miami, Florida, USA!

A resposta se encontra no próprio texto, não tem dúvidas. Se quisermos ler mais adiante o capitulo 11, falava da décima praga. A morte dos primogênitos egipcianos. Vejamos o texto Êxodo 11,4-5:

“Moisés disse: “Assim diz Iahweh; à meia noite passarei pelo meio do Egito. E todo o primogênito morrerá na terra do Egito, desde o primogênito do Faraó, que deverá sentar-se em seu trono, até o primogênito da escrava que está a mó, e até mesmo os primogênitos do gado.” (Êxodo 11,4-5) Bíblia de Jerusalém

Mais adiante o texto anuncia que os primogênitos de Israel serão poupados.

No texto de Êxodo 4, fala que a morte dos primogênitos não são os filhos de Israel, nem o filho primogênito de Moisés, mas sim o primogênito do Faraó, e dos egipcianos.

O motivo desta praga está em que o Faraó “não deixa partir o filho primogênito de Deus que é Israel, para o servir

Portanto, nada se refere, ao primogênito de Moisés, de Israel ou o primogênito de Deus. Mas sim o primogênito do Faraó, seu povo e seus animais.

2073 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook