Uma janela sobre o mundo bíblico

Queria saber a respeito da biografia de Bartimeu, algum livro de historiador fala? ou é conversa de pregador?



  • Pergunta de Luciano , Brodowski - SP
  • 2268
  • 11/04/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Bartimeu |


Olá Luciano de Brodowski - SP.

Muitas perguntas contendo dúvidas a respeito do personagem do Novo Testamento, o cego Bartimeu, chegam até o portal. Isto vem comprovar, que a história de Bartimeu é muito utilizada pelos pregadores. Na verdade o que está acontecendo, é que em torno desta figura, se criou muita fantasia. Isto tudo foi alimentado por Blogs na Internet, que contam a história de Bartimeu, mas não citam as fontes das informações. Também muitos pregadores, citam a história de Bartimeu, sem muitas comprovações por escrito. Descrevo alguns elemento da biografia de Bartimeu que julgo importante, que poderão lhe ajudar na compreensão:

A narrativa da cura do cego Bartimeu, por Jesus na entrada de Jericó, é muito controvertida, desde o número de cegos, que aparecem, até as causas da cegueira de Bartimeu.

Quem era os pais do cego Bartimeu.

Os evangelhos nada descrevem sobre a família de Bartimeu. Assim tudo o que for dito, são considerações sem provas escritas. Aquilo que se fala de seu Pai, que era um general aposentado do exército Israelita, que se revoltou contra os romanos, sendo castigado pelos romanos, com a morte por crucificação e na cegueira de Bartimeu (arrancaram-lhe os olhos), nada tem de comprovação escrita. Muitos recontando a história do cego Bartimeu citando o autor romano Flavio Josefo em Antiquidades Judaicas. Debrucei-me na pesquisa, mas nada encontrei.

Assim o que sabemos vem de seu nome hebraico Bartimeu que significa (Bar = filho e Timeu o nome de seu Pai) O filho de Timeu. Nada mais.

Na literatura de Flávio Josefo já referida acima nada se encontra do episódio do milagre de Jesus a cura do cego Bartimeu em Jericó. Não existe a citação do fato, nem menos a história da sua capa.

O que constatamos em alguns comentários sobre o assunto, são histórias que pregadores contam sobre Bartimeu colocando como fonte o livro de Flávio Josefo, na “Guerra dos Judeus” publicado em 79 d.C. Mas na verdade isto não está escrito. É mera ficção. Este livro está inspirado na experiência de vida militar de Flávio Josefo. Se desconhece alguma referência de Josefo ao cego Bartimeu e seu Pai. O que podemos confirmar em sua obra são referências a Jesus. Estes dados históricos são importante.

Assim o que deve ter peso na narrativa da cura do cego Bartimeu por Jesus, é simplesmente o que o Novo Testamento nos transmite, .Isto é o suficiente para que possas crer nas obras do filho de Deus Jesus. Evite querer encontrar respostas onde nada existe compro

2268 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook