Uma janela sobre o mundo bíblico

A carta que Paulo escreveu a Laodiceia conforme "colossenses 4,16", foi perdida?



  • Pergunta de Osmar Neves, Vacaria - RS
  • 3108
  • 20/04/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Cartas paulinas |


Olá Osmar Neves de Vacaria - RS!

A pergunta tem as mais diversas interpretações. Diferentes autores de comentários das cartas Paulinas deixaram a sua opinião na interpretação de Colossenses 4,16.

A forma que a pergunta foi endereçada afirma da existência de uma carta a Laodicéia é que foi perdida. Entretanto o que a sua pergunta expressa é uma das tantas interpretações.

- Autores como Estio, Beelen, Cornely e outros opinam que seja uma carta de Paulo que mais tarde tenha sido perdida, está seria uma das hipóteses.

- Outros afirmam que foi uma carta escrita de Laodicéia para Paulo, resta a dúvida, como poderia ter acontecido este fato se Paulo nunca esteve em Laodicéia.

- Nos primeiros séculos do cristianismo apareceu uma epistola de Paulo aos laodicenses, breve no conteúdo e mal escrita. Esta foi logo deixada de lado e considerada como escrito apócrifo.

Nós consideramos como resposta o que muitos comentários citam, (Bíblia de Jerusalém, Biblioteca de Autores cristãos, Epistolas Paulinas de José Basílio Pereira, Typographia de S. Francisco, Bahia, 1910, e os autores de renome: Knabenbauer, Tillmann, Vogels, Meinertz, Bover-Cantera etc). A carta que os Colossenses receberam de Laodicéia seria a chamada carta aos Efésios, que foi lida em diversas comunidades vizinhas.

3108 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook