Uma janela sobre o mundo bíblico

As iniciais IHS que tem na igreja católica, não são iniciais de deuses pagão; Isis, Horus e Seth?



  • Pergunta de Pedro Beker, São Paulo - SP
  • 4945
  • 26/04/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Jesus |


Olá Pedro Beker de São Paulo - SP!

Sinceramente, não tenho uma resposta para a pergunta, pois não tinha ainda ouvido ou lido alguma coisa sobre esta interpretação. Não imaginava que existisse pessoas que interpretassem assim.

Mas como tudo é possível, poderá existir pessoas que acreditem nisto.

Para mim a verdade é aquela que sempre ouvi, o que simboliza para a Igreja, para Liturgia este símbolo IHS.

Para existir alguma verdade sobre o fato que IHS “são iniciais de deuses pagão; Isis, Horus e Seth”, deveríamos saber que é o autor deste argumento, o que ele professa, o que ele acredita, caso contrário continuo acreditando na interpretação que sempre ouvi dizer.

Minha reposta é a que segue:

O Significado de JHS?

JHS é uma sigla cristã, que representa as letras iniciais da frase: Jesus Salvador dos Homens é um símbolo muito conhecido e usado pela Igreja Católica, na representação dos utensílios litúrgicos usados nas Igrejas (sejam cálices, toalhas, alfaias, patenas, Bíblias etc..). Também encontramos com frequência em relevo nas hóstias que o padre consagra e oferece aos fiéis nas celebrações das missas.

JHS é um monograma conhecido e utilizado com as iniciais "JHS", representando Jesus para os cristãos. Muitas vezes aparece com uma cruz, no centro da Letra H, e decora o interior de igrejas católicas.

Como surgiu este monograma JHS usado pela Igreja católica?

Ele vem do grego "IHSUS", aparece nos evangelhos dos apóstolos Marcos e Lucas. Transliterado para a forma latina passa a ser, "Iesus Hominibus Salvatoren (IHS)". A criação deste monograma é de São Bernardino de Sena, no século XV, e mais tarde o fundador dos padres jesuítas, Santo Inácio de Loyola, no século XVI, adotou como emblema da Companhia de Jesus. O símbolo foi usado como carimbo em todas as publicações dos livros e documentos da Companhia de Jesus. Com o passar dos anos a sigla passa a ser um monograma usada como um dos símbolos Católicos.

4945 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook