Uma janela sobre o mundo bíblico

Vaticano lançará reflexão mundial sobre a Palavra de Deus



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Discípulo |


Em preparação para o Sínodo de Bispos do mundo sobre a Palavra de Deus, que se celebrará de 5 a 26 de outubro de 2008, a Santa Sé lançará uma reflexão mundial sobre este tema. Esta consulta será realizada através do documento dos «Lineamenta» («orientações»), que estará acompanhado por um questionário final, e se enviará para às Conferências Episcopais, aos Sínodos das Igrejas Católicas orientais, aos organismos da Cúria Romana e à União de Superiores Gerais das Congregações e das Ordens religiosas. Assim anunciou um comunicado emitido pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, depois da reunião do Conselho de preparação da próxima assembléia sinodal, que aconteceu de 24 a 25 de janeiro.

No encontro, guiado pelo secretário-geral do Sínodo, o arcebispo Nikola Eterovic, participaram cardeais, arcebispos e bispos da Cúria Romana e pastores dos diferentes continentes. O Conselho contou também com a contribuição de especialistas em diferentes disciplinas teológicas.

«A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja», é o tema que escolheu Bento XVI para o Sínodo. «Na discussão, tratou-se o tema da redação dos “Lineamenta”, documento de lançamento da reflexão e consulta da Igreja universal sobre o tema da futura assembléia ordinária sinodal», informa o comunicado.

«Os participantes da sessão já conheciam o projeto final do texto, redigido segundo as indicações do próprio Conselho, expressas em reuniões precedentes, e isso permitiu um estudo consciente e amplo dos últimos ajustes que é preciso oferecer ao texto», afirma.

«Pelo que se refere à composição geral, o texto examinado recebeu uma boa acolhida - revela a Secretaria do Sínodo dos Bispos. Durante a fecunda discussão colegial, que reflete a variada experiência dos pastores das Igrejas particulares e dos que desempenham seu ministério em Roma ao serviço do Santo Padre, emergiram várias sugestões orientadas a melhorar o texto e a facilitar sua consulta.»

«Também se integrará na versão aprovada dos ‘Lineamenta’ um ‘Questionário’ muito denso, que acompanha o texto e tem por objetivo muito concreto ajudar as Igrejas particulares a tomar consciência do tema e de todas suas implicações na experiência viva da Igreja», anuncia a Secretaria do Sínodo.

O papa Bento XVI recebeu os membros do Conselho em audiência e lhes dirigiu um discurso no qual confessou que espera que este Sínodo sirva para redescobrir «a importância da Palavra de Deus na vida de cada cristão».

O Conselho voltará a reunir-se em 21 e 22 de janeiro de 2008 para aprovar o primeiro projeto do «Instrumentum laboris», «documento que recolherá em uma síntese ordenada as respostas aos ‘Lineamenta’ que chegam da Igreja universal, e se converterá na autêntica ordem do dia da futura assembléia sinodal», explica o Conselho.

1255 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook