Uma janela sobre o mundo bíblico

Sobre a circuncisão na lei era apenas um tipo de cirurgia de fimose ou era além disso?



  • Pergunta de Ronaldo, Diadema - SP
  • 2080
  • 02/05/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Circuncisão |


 Olá Ronaldo de Diadema - SP!

A circuncisão como pratica religiosa do Judaísmo ainda hoje faz parte de um ritual religioso, que garante a pertença ao povo de Deus. Assim a circuncisão envolve uma pratica cirúrgica de fimose, mas vai além, nela se incorporou um ritual religioso judaico. Em outras palavras é muito mais de um processo cirúrgico realizado na criança de sexo masculino. Na circuncisão está o rito inicial de pertença ao Judaísmo.

Nesta pratica religiosa os judeus não incluem o sexo feminino

Nas religiões cristãs a pratica religiosa que torna alguém membro do povo de Deus e da Igreja é a cerimonia do Batismo. O alcance religioso é mais amplo realiza-se o Batismo tanto para o sexo masculino como feminino.

Sob o aspecto físico, como é realizada esta operação?

Essa remoção, do prepúcio que recobre a glande do pênis, (também se fala em peritomia (do grego peri, "em torno", e tomia, "corte") é uma pratica realizada há mais de 5 mil anos pelos povos do deserto e realizada atualmente em clínicas com condições de higiene para evitar infecções. Seja por motivos religiosos ou mesmo por razões de higiene cerca de 30% dos homens no mundo são circuncidados.

Sob o aspecto religioso a circuncisão como pratica religiosa no Povo de Deus na Bíblia.

Os Judeus adotaram está pratica já existente em suas populações que viviam no deserto e o transformaram em um ritual religioso de iniciação. O povo de Deus passou a adotá-lo como sinal da aliança e fidelidade a Javé, atribuindo sua origem a Abraão e Moisés (conforme narrativas do livro do Gênesis 17,9-14; Êxodo 4,25-26; Levítico 19,23). Jesus por ser descendente de família hebreia foi circuncidado no Templo de Jerusalém conforme o evangelho de Lucas 2,21.

Os cristãos abandonaram este costume como pratica religiosa, e passaram falar não em circuncisão carnal mas espiritual, tendo agora um significado de conversão e aceitação a Jesus Cristo o filho de Deus no Batismo.

Imagem do procedimento da Circuncisão:

2080 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook