Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem terminou a construção do Segundo Templo? Depois da morte de Herodes, o Grande?



  • Pergunta de Raquel G. Fernandes, Rio de janeiro - RJ
  • 7049
  • 19/05/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Templo |


Raquel G. Fernandes do Rio de Janeiro!!

Verdadeiramente fiz uma varredura no material que possuo do período de Herodes o Grande. Sabemos os nomes de seus continuadores na administração da Palestina do Tempo de Jesus que foram seu filho Arquelau, Procuradores Romanos, depois o Rei Herodes Agripa I e novamente procuradores romanos. Estes levaram adiante o término de pequenas obras necessárias ao funcionamento. O Templo teve sua finalização seis anos antes da destruição de Jerusalém ocorrida no a no de 70 d.C.

Controvérsias quanto ao Primeiro, Segundo e Terceiro Templo de Jerusalém.

 - Na pergunta aparece o Segundo Templo que seria reconstruído por Herodes. Portanto a compreensão é da existência apenas de dois Templos.

- O Judeus não admitem o Terceiro Templo construído por Herodes, no máximo aceitam uma reconstrução do Templo do Segundo Templo o considerado Templo de Zorobabel.

Na minha opinião a resposta começa na admissão dos três templos, como a maioria dos estudiosos aceitam que foram três os templos construídos em Jerusalém, até os dias de Jesus.

1 – Templo de Salomão: O primeiro templo foi o que Salomão construiu e dedicou ao Senhor. Levou sete anos e meio para ser construído.

2 – Templo de Zorobabel: O segundo templo é conhecido como o templo de Zorobabel, foram gastos vinte e um anos para reconstruí-lo.

3 –Templo de Herodes, o Grande: O terceiro o templo que existia nos dias de Jesus, construído por ordem de Herodes. Durou, 83 ou 84 anos a construção.

Concluindo:

Podemos aceitar que a conclusão das obras em torno do templo se estenderam até o ano 64 d. C..Estas obras da reconstrução do Templo foram continuadas pelos filhos do Rei Herodes o Grande, Arquelau (4 a.C. até 6 d.C.), vários Procuradores Romanos, Herodes Agripa (41 d.C. até 44), procuradores até 64 d. C. O Templo Reconstruído por Herodes não é descrito em pormenores nas Escrituras. A principal fonte de informações veem da literatura de Flávio Josefo, que viu pessoalmente a estrutura e relata a respeito de sua construção em:  "The Jewish War (A Guerra Judaica) e Jewish Antiquities (Antiguidades Judaicas)". A Literatura judaica supre alguns dados, algumas informações vem da arqueologia.

Na obra de Flávio Josefo, "The Jewish War" (I, 401 xxi), ele diz que Herodes reconstruiu o templo no 15.° ano de seu reinado, mas o santuário do Templo levou 18 meses para ser construído, e os pátios, e assim por diante, permaneceram em construção por oito anos.

O evangelho de João 2,20 assim argumenta:

“Quarenta e seis anos foram precisos para construir este templo e tu reconstruirás em três dias?” (Jo 2,20) Bíblia de Jerusalém.

Entendemos que os judeus falavam, sobre a obra que prosseguia no complexo de pátios e de prédios até então. A obra só foi concluída uns seis anos antes da destruição de Jerusalém, em 70 d. C.

Os judeus alimentavam um ódio contra Herodes, dificultavam a reconstruir o templo, como ele (Herodes) tinha projetado, exigiam que se tivesse tudo preparado para o novo prédio. Os Judeus não admitiam como se ele fosse o terceiro templo, mas apenas como um templo reconstruído, de modo que se referiam apenas a um primeiro e a um segundo templo (de Salomão e de Zorobabel).

Consulta:

ROBERT, A.,FEUILLET, A., Introdução à Bíblia, Novo Testamento, Herder, São Paulo,1967, pgs. 46-52.

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 66ss.

37ss.

7049 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook