Uma janela sobre o mundo bíblico

Para uma comunidade/paróquia católica romana organizar uma vigília ecuménica necessita de pedir autorização ao Bispo?



  • Pergunta de Paz, Lisboa - Portugal
  • 923
  • 25/05/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Ecumenismo |


Olá Paz de Lisboa - Portugal!

As paroquias e comunidades quanto a atividade pastoral, tem liberdade de ação. A Igreja católica, depois do Concílio Vaticano II, (1963) passou a incentivar atitudes e formas de ecumenismo.

Sabemos das dificuldades que este tipo de Pastoral envolve. Nem todas as denominações religiosas aceitam o ecumenismo, outras tem padres ou pastores que não se interessam pelo assunto. Mas isto não é motivo para que o ecumenismo não seja incentivado.

Atualmente existem grupos de estudos bíblicos ecumênicos. São organizados pelo CEBI, (Centro e Estudos Bíblicos) que procura estudar a Bíblia, promover cursos de forma ecumênica, bem como promovem a leitura da Bíblia nas Paroquias e Comunidades.

Na comunidade católica em que participo, para a Festa de Pentecostes, procura-se promover a semana da unidade dos cristãos. São nove noites de orações em forma ecumênica pedindo a Deus pela unidade dos cristãos. Em uma destas noites, reúnem-se várias denominações religiosas do bairro, para um encontro de oração. (Anglicanos, Metodistas, Espíritas, Umbandistas, Católicos, Muçulmanos, Judeus, Luteranos)

Não existe da parte do bispo restrições para este tipo de pastoral oração ecumênica, muito pelo contrário este tipo de ação deve ser incentivado... 

923 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook