Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem é o meu próximo?



  • Pergunta de Almir Cerqueira Leite, Ourinhos, SP
  • 7582
  • 16/06/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Próximo |


Essa pergunta foi respondida literalmente pelo próprio Jesus, como conta Lucas 10.

O evangelista conta que um "legista", conversando com Jesus, perguntou qual era a estrada para herdar a vida eterna. Jesus respondeu que ele tinha que observar a lei que dizia "amarás a Deus com todo o teu coração... e a teu próximo como a ti mesmo". Mas o interlocutor de Jesus quis saber mais e perguntou: "quem é meu próximo". Jesus não deu uma resposta simples, mas contou a parábola do Bom Samaritano, que protagonizada por um personagem excluído do círculo tradicional da religião judaica, mas que é capaz de ajudar uma pessoa jogada na beira da estrada, maltratada por ladrões, enquanto qe outros não são capazes, entre os quais um sacerdote do templo de Jerusalém e um levita.

Para concluir, pedindo ao "legista" para julgar o comportamento dos três personagens que viram o homem jogado na beira da estrada, Jesus lhe pergunta: "Qual dos três, em tua opinião, foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?" A resposta correta é: "aquele que usou de misericórdia para com ele", para com o homem machucado.

Acredito que o ensinamento de Jesus é muito claro e muda o lado da moeda: não são os outros que são o meu próximo, mas a pergunta que faz Jesus ao seu interlocutor é se ele é próximo de alguém. Como exame de consciência, poderíamos nos perguntar: estamos próximos das pessoas que sofrem ou passamos longe?

7582 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook