Uma janela sobre o mundo bíblico

Se viemos do pó e vamos voltar ao pó, qual é a composição do pó?



  • Pergunta de Nilton, Cachoeirinha, RS
  • 2269
  • 07/07/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Origem |


Essa expressão, usada por exemplo na liturgia da quarta-feira das cinzas, é tomada de Gênesis 3,19, pronunciada por parte de Deus ao Homem, no momento da expulsão do Paraíso, depois do pecado:

Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que tetornes ao solo, pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornerás.

Essa expressão, na literatura clássica é conhecida como "memento homo".

Lida no contexto do pecado, Deus lembra a nossa fragilidade, da qual a morte é a expressão radical. Poderíamos interpretar de maneira negativa, dizendo que essa passagem nos lembra o fim, a morte. Todavia há um sentito mais profundo, convidando a pessoa de fé a ver, na realiade da morte, a novidade e a chance que ela oferece: a imortalidade.

 

O termo hebraico usado para essa palavra é afar (pronúncia), transliterado corretamente como  ‘ā·p̄ār (עָפָ֣ר). Trata-se do mesmo vocábulo usado na segunda história da criação, aquela contada em Gênesis 2. No versículo 7 se diz:

Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila (afar) do solo...

A expressão hebraica traduz aquela camada de terra que fica solta na superfície. Penso que uma boa tradução, diferente de "argila", seria "pó da terra".

2269 visitas


A resposta do site se encontra aqui acima.

Eventuais comentérios postados abaixo não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Comentários julgados inoportunos serão removidos.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook