Uma janela sobre o mundo bíblico

Se viemos do pó e vamos voltar ao pó, qual é a composição do pó?



  • Pergunta de Nilton, Cachoeirinha, RS
  • 1500
  • 07/07/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Origem |


Essa expressão, usada por exemplo na liturgia da quarta-feira das cinzas, é tomada de Gênesis 3,19, pronunciada por parte de Deus ao Homem, no momento da expulsão do Paraíso, depois do pecado:

Com o suor de teu rosto comerás teu pão até que tetornes ao solo, pois dele foste tirado. Pois tu és pó e ao pó tornerás.

Essa expressão, na literatura clássica é conhecida como "memento homo".

Lida no contexto do pecado, Deus lembra a nossa fragilidade, da qual a morte é a expressão radical. Poderíamos interpretar de maneira negativa, dizendo que essa passagem nos lembra o fim, a morte. Todavia há um sentito mais profundo, convidando a pessoa de fé a ver, na realiade da morte, a novidade e a chance que ela oferece: a imortalidade.

 

O termo hebraico usado para essa palavra é afar (pronúncia), transliterado corretamente como  ‘ā·p̄ār (עָפָ֣ר). Trata-se do mesmo vocábulo usado na segunda história da criação, aquela contada em Gênesis 2. No versículo 7 se diz:

Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila (afar) do solo...

A expressão hebraica traduz aquela camada de terra que fica solta na superfície. Penso que uma boa tradução, diferente de "argila", seria "pó da terra".

1500 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook