Uma janela sobre o mundo bíblico

Hoje nós cristãos somos Israel ?



  • Pergunta de Andrigue Viçosa, Vinhedo - SP
  • 1755
  • 14/07/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Israel |


Olá Andrigue Viçosa  de Vinhedo - SP!

A resposta começa da dificuldade em entendermos a palavra Israel nos dias de hoje.

Quando falamos em Israel, falamos em uma nação, situada no Oriente médio. Está nação é considerada pelos Judeus, como a terra prometida que Deus deu a eles. Este motivo religioso de posse da terra, presente divino, é a causa de muitos conflitos, que conhecemos muito bem.

Hoje sabemos que o passaporte do Estado de Israel é dado somente aos Judeu. Em Israel na parte Norte na Galileia, por exemplo na cidade de Nazaré vivem muitos muçulmanos e cristãos, mas não são considerados israelitas por que não professam a crença judaica. No setor árabe de Jerusalém acontece o mesmo. No passaporte destes árabes, que embora nasceram em Israel, está escrito no item Nacionalidade a palavra indefinida.

Respondendo à pergunta a partir destas considerações vemos que um cristão não pode ser Israelita ou ter como pátria Israel. A explicação esta que Nação e Religião vão juntas. É inadmissível ser apenas Israelita e não ser judeu.

Uma resposta em sentido Bíblico, podemos ter a partir do encontro de Jesus com Natanael: ver João 1,45-51.

Jesus considera Natanael como um verdadeiro Israelita, isto é poderá dar um passo a mais e integrar a comunidade messiânica iniciada por Jesus.

Temos no Antigo Testamento a época da eleição: Deus escolhe o povo Judeu para ser seu povo: Israel e aparece também o falso Israel, os que não aceitam a Jesus Cristo como filho de Deus, que inicia um novo período da história do Povo de Deus.

1755 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook