Uma janela sobre o mundo bíblico

Como era extraído o azeite de oliva e qual era o seu uso?



  • Pergunta de daniel padilha, ijui
  • 5329
  • 15/07/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Óleo |


Tem uma passagem em Mateus 18,6, onde se usa uma palavra estranha, mas que ajuda a entender o processo da extração do óleo das azeitonas:

Caso alguém escandalize um destes pequeninos que crem em mim, melhor seria que lhe pendurassem ao pescoço uma pesada mó e fosse precipitado nas profundezas do mar.

A "mó" é o elemento essencial na extração do óleo. Trata-se, como se vê na imagem, de uma pedra pesada que rolava sobre outra pedra e esmagava as azeitonas. Ao serem esmagadas, saía o azeite.

A oliveira é uma planta típica de toda a zona do Mar Mediterrâneo. Suporta bem o calor e o frio e, principalmente na época em que dá frutos, não gosta de muita chuva. Por isso é comum na Terra Santa. No tempo de Cristo era um produto agrícula muito presente também entre as pessoas pobres.

Em uma situação onde não há muita abundância e recursos, aquilo que se tem é usado praticamente para tudo. De fato, com o óleo se fazia de tudo, desde comida até remédios. Era, certamente, usado como tempero e também para colocar sobre as feridas, pois se retinha que fosse um bom remédio.

Era usado também para as unções importantes. Os reis eram ungidos com o óleo (veja 1Samuel 16,13). O messias é o "ungido" (com óleo) por excelência.

5329 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook