Uma janela sobre o mundo bíblico

Qual parte da Bíblia está escrito sobre o romance de Josué e Aruna?



  • Pergunta de Railane, Santarém
  • 161847
  • 17/07/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Josué | Novela |


Infelizmente, estando longe, não posso ver a novela que está sendo transmitida pela Record, depois do sucesso dos "Dez mandamentos". Mas tenho certeza que essa sua pergunta tem como contexto essa produção televisiva, pois é algo muito lógico e duduzível; é impossível fazer uma novela sem tramas amorosas, que não têm escrúpulos históricos, mas pretendem unicamente conquistar a atenção dos telespectadores. O risco que corre a Record é que muitos telespectadores querem uma confirmação bíblica daquilo que lá se diz e se ficam desiludidos, pode perdê-los.

Primeiro de tudo, digo que na Bíblia não existe o foco que é típico de qualquer novela: tramas, paixões, namoros. Casos assim podem até aparecer em algumas narrações, mas a intenção do autor sagrado não é contar esses fatos, mas a história de fé do povo. Menções a tais situações só aparecem se servem ao ideal de mostrar a relação dos hebreus com Deus.

 

Aruna

Aruna não aparece na Bíblia. Na tradição hinduísta é a deusa que personifica o amanhecer, a aurora.

Toda a história da conquista da Terra Prometida, depois da morte de Moisés, tendo Josué à frente do povo, é contada no Livro de Josué. Nada é dito de romances de Josué com Aruna e nem com outra personagem. Tudo ficção.

É importante lembrar que a novela é ficção e não se deve nunca identificar o que lá se conta com a narração bíblica. Não é proibido assistir a essa novela, mas todo telespectador deveria ter essa consciência. Para tanto, convido todos a ler os 24 capítulos do livro de Josué e assim poder ter um olho crítico em relação aquilo que se assiste.

161847 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook