Uma janela sobre o mundo bíblico

Quanto tempo durou a festa, apos a mudança da água para o vinho?



  • Pergunta de Bruna, Três Lagoas - MS!
  • 2546
  • 27/07/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Casamento |


 Olá Bruna de Três Lagoas - MG!!

O episódio que narra o milagre da transformação da água em Vinho no conhecido texto ás Bodas de Caná) do evangelista João capítulo 2, 1-12, não fala-nos a respeito do tempo da duração da Festa depois do milagre ter acontecido.

O texto nos fornece esta informação: João 2,11-12:

“11 Este início dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele. 12 Depois disto, desceram a Cafarnaum, ele sua mãe, os irmãos e o seus discípulos e ali ficaram apenas alguns dias.” (João 2,11-12) Bíblia de Jerusalém.

Apenas podemos encontrar escritos que narraram as festas de casamento judaico na época de Jesus. Mesmo assim sem muitas informações detalhadas. Da parábola das 10 virgens prudentes e imprudentes, se sabe da chegada do noivo a casa da noiva (a noiva esperou por um ano para que acontecesse o casamento). O noivo chegando a casa da noiva em um cortejo com os amigos a leva agora para sua casa, e entra no quarto nupcial, para consumar o casamento, enquanto isto os convidados esperam, o anuncio do noivo, cantando, tomando vinho e dançando. Depois de o noivo anunciar a consumação do casamento, se iniciava a festas que durava ao todo 7 dias.

Estas são as informações que encontramos nos escritos sobre o casamento judaico na época de Jesus. Sem uma exatidão de dias, entende-se que foi durante este período.

Se Jesus mudou o vinho antes do anuncio do início da festa, a festa teve uma duração ainda de sete dias.

Consulta:

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 71ss. (O matrimônio Judaico)

2546 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook