Uma janela sobre o mundo bíblico

Sinagoga Ohel Yitzhak



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Arqueologia |


Na cidade antiga de Jerusalém existe uma sinagoga que foi constuída em 1917, chamada Ohel Yitzhak. Ela se localiza no assim chamado “quarteirão muçulmano”. Durante o contraste com os árabes ocorridos em 1936 ela foi abandonada e foi demolida, pelos soldados da Jordânia, em 1948. A partir dos anos 90 o edifício foi reconstruído, de acordo com antigas fotos. Em 2004, os arqueólogos de Israel escavaram o terreno e encontraram importantes restos arqueológicos do período mameluco, do século XIV depois de Cristo. Destaca-se a presença de um banheiro público daquele período. Além disso, há restos dos períodos romano, bizantino, islâmico e cruzado.

Nestes dias a sinagoga aparece novamente na imprensa por causa de um possível túnel que a coligaria com o muro das lamentações. A idéia é da fundação Western Wall Heritage, que se encarregará também de exibir o fruto das escavações arqueológicas através da construção de um museu e de um instituto.

A construção do túnel, de cerca de 800 metros, precisa, porém, da aprovação do governo. Os muçulmanos de Jerusalém, que controlam a explanada do templo. já se manifestaram contrários ao plano, embora o túnel não passe sob a explanada.

1357 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook