Uma janela sobre o mundo bíblico

Zaqueu tinha irmã e quem era o Pai de Zaqueu?



  • Pergunta de Isabel, Salete - SC
  • 3896
  • 29/08/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Zaqueu |


 Olá Isabel de Salete  - SC !

As respostas a estas perguntas sobre Zaqueu (evangelho de Lucas 19,1-10) seriam bem mais fáceis e compreensíveis se o evangelista Lucas tivesse incluído os nomes de todas as pessoas que no episódio estão envolvidas. Mas a realidade do texto não é esta, e a resposta vem de conclusões que o texto nos oferece.

 

A família de Zaqueu!

Igual as outras famílias que viviam na Palestina e no Império Romano a estrutura familiar era patriarcal. Sob o mesmo teto vivia o Pai a Mães, os irmãos e também as novas famílias que surgiam do casamento dos filhos. Formavam um clã onde o patriarca, o Pai administrava os trabalhos e a vida de trabalho de todos. As determinações que eram necessárias dentro da casa era a mãe que determinava.

Acompanhando o fato, se pode dizer que Zaqueu respondia pela família toda, pois ele convida a Jesus para ir a sua casa. Isto quer dizer que tinha autoridade para isto. Possivelmente seu Pai já teria morrido e ele administrava o andamento da casa.

Seus irmãos ou casados ou solteiros a narrativa não esclarece, eles deveriam viver na mesma casa.

Jesus foi recebido por Zaqueu e no final do encontro Jesus afirmou “Hoje a salvação entrou na tua casa”. Esta expressão quer dizer, que não só Zaqueu passou a ser seguidor de Jesus, mas a sua casa isto é: sua família, todos os membros, a mulher, filhos, e escravos. É costume Oriental todos os membros da família seguirem o chefe do clã.

Imagem de Jesus e Zaqueu

3896 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook