Uma janela sobre o mundo bíblico

Um resumo sobre o Império Persa e os Hebreus



  • Pergunta de Eduarda, Rio Claro
  • 1411
  • 03/09/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre História de Israel |


Em linhas gerais podemos dizer que a Pérsia coincide com o atual território do Irã. Os persianos, que moravam naquela região, primeiro foram dependentes dos Assírios e depois dos Medos. Finalmente criaram um regno independente e o primeiro personagem significativo é o rei Ciro o grande, importante também para o história de Israel.

Ciro (590 a 529 antes de Cristo) conseguiu reunir sob o seu comando todos os clãs nômades que existiam na área do Irã e, em 550 antes de Cristo, derrotou os Medos, que se tornaram aliados. Conquistou várias áreas (Ásia Menor, Ásia Central) e, em 539, derrotou Babilônia. Mais tarde será Dario a se tornar rei e o reino obteve o maior território. Todavia não conseguiu conquistar a Grécia, sendo derrotado na Batalha de Maratona. O filho de Dario, Serse, também tentou essa conquista, mas foi dettorado. O império perdeu forças e foi finalmente conquistado por Alexandre Magno (330 antes de Cristo).

Para a sorte dos hebreus, os persas se caracterizaram pela tolerância em relação à religião e costumes dos povos conquistados. O império persa foi pioneiro em instaurar alguns princípios do direito humano que são confirmados pelo “Cilindro de Ciro”, hoje no British Museum de Londres. A todos os cidadãos eram concedidos os mesmos direitos e as mulheres tinham direitos iguais àqueles dos homens.

Diante desses princípios, os hebreus, que haviam sito levados em exílio para a Babilônia depois da destruição do Templo, ficaram livres de professar a própria fé e retornar a Jerusalém. Isso aconteceu por ordem de Ciro, em 537 antes de Cristo.

Essa atitutde do rei persa foi profetizada por Isaías, como se pode ler em 44,28; 45,1.13. Além de voltar para a terra de origem, os judeus puderam também reconstruir o templo: 2Crônicas 36,22; Esdras 1,1-8; 3,7; 4,3-5; 5,13-17; 6,3-5,14.

O contexto em que se move Daniel, embora seja montado artificialmente, é aquele do reino de Ciro (Daniel 1,21; 6,28; 10,1).

1411 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook