Uma janela sobre o mundo bíblico

Que significa o que é dito em João 16, 12 -13?



  • Pergunta de Ubirajara de Jesus, Rio de Janeiro - RJ
  • 2146
  • 04/09/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Espírito Santo |


Olá Ubirajara do Rio de janeiro!

Comecemos por ler o texto de Jo 16,12-13:

“12Tenho ainda muito a vos dizer, mas não podeis a gora compreender. 13 Quando vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo mas dirá tudo o que tiver ouvido. (João 16,12-13) Bíblia de Jerusalém.

A frase inicial “ainda muitas coisas a dizer”, parece contraditória com Jo 15,15 “eu vos dei a conhecer tudo”. Mas é só aparente, a revelação de Jesus é completa, estamos já no final do evangelho e se fala da vinda do Espírito Santo. Portanto o que João quer dizer é entendido deste modo: os discípulos estão ainda com dificuldade na compreensão de todos os fatos acontecidos com Jesus. Aparecendo a diferença entre a presença do Cristo histórico, com a vinda do Espirito Santo. É o momento do Espírito animar e clarear a caminhada da comunidade discípulos.

No versículo 13 aparece “Ele vos ensinará toda a verdade” se entende literalmente como conduzirá a verdade plena. Aqui não entendemos “toda verdade” no sentido de profecia costumeiro que usamos, como preanuncio de verdades escondidas. Mas se entende a luz da Palavra de Deus a ação do Espírito Santo na Igreja. Ele dará a compreensão a todos os membros da comunidade de terem uma visão geral dos fatos enquanto estes obedecem ao plano de Deus. O que aconteceu a Jesus foi a morte e glorificação o que deve acontecer com a Igreja segue o mesmo esquema do que aconteceu com Jesus, só chegaremos a glória passando pelo sofrimento e a morte.

Concluindo: O Espírito Santo fará os crentes descobrirem o sentido cristão da história, e nela estaremos atentos e pelo Espírito poderemos reconhecer os sinais dos tempos apresentados por Deus.

2146 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook