Uma janela sobre o mundo bíblico

Pouca água no Lago da Galiléia



Luiz da Rosa

Leia mais sobre Terra bíblica hoje |


As autoridades de Israel comunicaram, recentemente, que o nível das águas do Lago da Galiléia, está muito baixo, o mais baixo dos últimos 5 anos. Nos últimos meses a principal fonte de água potável de Israel abaixou de 42 centímetros. Atualmente o nível do lago é de 212,59 metros abaixo do nível do mar. Desde 2004 o nível do lago está abaixando. A causa é sobretudo a falta de chuva, que cae, na Terra Santa, exatamente nesse período, onde atualmente é inverno.

A primeira iniciativa para remediar ao problema é destinar a água reservada para a agricultura ao uso doméstico. Além disso será ativada uma campanha para alertar a população para que use corretamente a água, dirigida sobretudo aos jovens e às crianças, procurando corrigir erros comuns, como aquele de deixar correr a água enquanto se escovam os dentes.

Há algum tempo se hipotizou a possibilidade de trazer, via navio, água da Turquia, porém não se fez nada, até agora. Atualmente a alternativa está em pegar a água do mar e tirar o sal, rendendo-a potável. Hoje existem 2 indústrias de dessalinação; outros 3 serão construídas até 2013. A indústria maior do mundo desse processo se encontra em Asquelão, e produz 108 milhões de metros cúbicos de água por ano. A outra, em Palmahim, produz 30.

A partir de 2013 serão produzidos certa de 505 milhões de metros cúbicos. Israel consuma 700 milhões de metros cúbicos de água cada ano.

1441 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook