Uma janela sobre o mundo bíblico

Por que houve a transfiguração de Jesus? Gostaria de saber mais a respeito dela.



  • Pergunta de Noemia Salas, São Paulo
  • 2327
  • 16/09/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Transfiguração |


A transfiguração é contada pelos 3 evangelhos sinóticos (Mateus 17,1-8; Marcos 9,2-8; Lucas 9,28-36). Conforme esses textos, Jesus, depois de ter se retirado com Pedro, Tiago e João, mudou de aspecto, transfigurando-se, mostrando-se com um extraordinário esplendor. Nesse contexto aparecem Moisés e Elias que conversam com Jesus. Ouve-se uma voz, da nuvem, que afirma a filiação divina de Cristo.

Embora não seja dito nos evangelhos, uma tradição muito antiga conta que esse evento aconteceu sobre o Monte Tabor, uma colina da Galileia. Há alguns que hipotizam que tal "alta monhtanha" seja o grande Hermon ou o Monte Carmelo.

É uma cena cheia de símbolos: montanha, Moisés e Elias, nuvem luminosa a voz do céu e os discípulos. É neles que deveríamos buscar o sentido desse milagre.

A Montanha lembra o Sinai, o lugar onde Deus, através de Moisés, deu a Lei ao povo. Na história de Jesus, essa montanha alta é o Novo Sinai, o lugar onde se manifesta a nova Lei.

Moisés e Elias são dois personagens emblemáticos do Antigo Testamento. Moisés rerpesenta o líder do povo que protagonizou o êxodo do Egito até a Terrra Prometida. Elias é o profeta. Líder e profeta testemunham a grandeza de Cristo.

O mesmo poder de Cristo é testemunhado pela presença da nuvem. Já no deserto, Deus se fazia presente através de uma nuvem, que dividia o povo dos seus perseguidores. A nuvem é sinal da presença de Deus, que é confirmada pela voz que dela sai:

Este é o meu filho amado, em quem me comprazo, ouvi-o.

Fica evidente que a função da transfiguração é mostrar Cristo aos discípulos para além da sua aparência: não é só humano, mas é também divino, "filho de Deus". Nessa passagem se sublinha a sua divindade.

Para aqueles que interessa, abaixo coloco um vídeo do local da transfiguração, apresentado por um frei franciscano.

2327 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook