Uma janela sobre o mundo bíblico

Jesus seguia integralmente toda a lei judaica? Os apóstolos após a ressurreição de Cristo continuavam seguindo? Se a resposta for sim, por quê nós Cristãos também não seguimos?



  • Pergunta de Daniel, Passo Fundo - RS
  • 1848
  • 29/09/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Olá Daniel de Passo Fundo - RS!

Sua pergunta também é minha preocupação e pergunto-me porque tantas pessoas se fixam tanto no Antigo Testamento na pratica da religião. Se dispensa muitas horas de estudo, para conhecer a história de Israel, as leis etc, perde-se tempo em conhecer a proposta e a mensagem de Jesus.

A resposta à sua pergunta encontramos no texto do Novo Testamento onde encontramos as atividades missionárias de Jesus.

Mas antes de tudo devemos saber que Jesus observou as prescrições da lei de Deus, como tantos fatos confirmam. A circuncisão no oitavo dia em Jerusalém, a apresentação ao tempo. A pratica religiosa do sábado indo a Sinagoga de Nazaré, as aulas na sinagoga junto com as outras crianças onde aprendeu hebraico e conheceu as escrituras, suas idas a Jerusalém nas festas de preceito, (Páscoa, Pentecostes, Tendas etc...) o pagamento do dízimo (pagamento do didracma que o Novo Testamento nos fala) etc. Assim não se pode dizer ao contrário, Jesus foi um bom Judeu.

 

Afinal qual foi o conflito?

No Novo Testamento temos muitos incidentes de Jesus com os guardiões da lei que eram os Fariseus, eles criaram para o povo observar mais de 650 leis. Jesus contestou este tipo de observância. A questão da lei do puro e do impuro. O caso do leproso, que ele toca nele e cura, ele sabia que a lei prescrevi que tocar em um leproso se tornaria impuro, a questão do perdão do pecado. A Parábola do bom samaritano, ilustra muito bem o que Jesus propõe de novo. Jesus perdoava os pecados. Esta sua prática induz que não haveria mais necessidade de Templo em Jerusalém para reparar com sacrifícios os pecados do Povo. Outra questão era o sábado, quantos passos se podia dar, o que fazer, como fazer. Jesus cura no sábado, desrespeitando a lei, deixa um novo ensinamento, se alguém está morrendo e precisa ser atendido no sábado, se atende ou se deixa morrer etc...

 

O que fizeram os discípulos de Jesus?

Seguem o mesmo caminho de Jesus. As cartas de Paulo mostram os conflitos de Paulo com os judaizantes. O Concílio de Jerusalém em 49 d.C, resolve a questão da circuncisão. Os pagãos que se convertem...

Penso que para início de estudo estas questões já sejam suficientes,

Para mim a pergunta continua, porque tantos cristãos ainda se fixam tanto no Antigo Testamento a antiga lei e não da lei e proposta de Jesus?

1848 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook