Uma janela sobre o mundo bíblico

Onde Maria morava?



  • Pergunta de Lívia, Tres Corações - MG
  • 2560
  • 02/10/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Maria, mãe de Jesus |


 Olá Lívia de Três Corações - MG!

A resposta à sua pergunta é uma das curiosidades Bíblicas. Nos textos dos evangelhos embora encontramos poucas passagens que falam de Maria, e onde ela residiu, os evangelistas não tem preocupação exagerada em falar dos lugares onde Maria viveu, narram alguns fatos.

As informações mais concisas vêm dos evangelhos apócrifos, em particular o “Proto-evangelho de São Tiago.

Nascimento de Maria?

Joaquim e Ana os pais der Maria viviam com pastores de ovelhas e cabritos nos arredores de Jerusalém. Joaquim não possuía descendência. Os apócrifos narram que Ana foi atendida em seus pedidos de dar uma descendência para Joaquim e deu à luz a uma menina Maria.

Ana fez uma promessa de dedicar Maria ao serviço do Templo. A partir dos 3 anos de idade passou a viver no Templo a na casa de seus pais, ao lado do Templo. Hoje no lugar onde nasceu Maria e viveu sua infância cumprindo as promessas feitas a Deus por sua Mãe, existe uma “Igreja de Santa Ana”.

Completando 12 anos Maria deixa o serviço do Templo e casa com José morando em Nazaré na Galiléia. Nazaré aconteceu a Anunciação e Jesus passa sua infância a serviço na carpintaria de José.

Maria morou na Turquia segundo a tradição.

O fato biblico que narra o evangelho de João onde Jesus na Cruz  entrega sua Mãe Maria aos cuidados de João, motiva muitos estudiosos a afirmarem que Maria  morou em Efeso aos cuidados de João evangelista..Este local não esta citado no evangelho, mas a tradição afirma que o evangelista João foi morar em Efeso, atual Turquia, nas montanhas distante  5 Km da cidade. Ali Maria vivieu seus últimos anos. A Igreja Ortodoxo Grega, consagra esta tradição e coloca que Maria foi Assunta aos céus, neste local.

Consulta:

ZILLES, URBANO, Evangelhos apócrifos, tradução e introdução de Urbano Zilles, coleção Teologia 17, EdiPUCRS, Porto Alegre 2004, pág.25-43.

BAGATTI, BELARMINO, GARCIA, FLORENTINO, La Vida de Jesús em los apócrifos Del Nuevo Testamento, Cuadernos Tierra Santa, Franciscan Printing Press, 1978, Jerusalém, pág. 18ss.

 

Imagem da Igreja de Santa Ana, Jerusalém 

2560 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook