Uma janela sobre o mundo bíblico

Quando eu leio João 4,3-4 (Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia. E era-lhe necessário passar por Samaria), me pergunto qual é a distância entre estas cidades.



  • Pergunta de Paulo Eduardo Gomes, Vila Velha
  • 4534
  • 29/10/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Geografia |


Na verdade essas são três regiões da Terra Santa: Galileia, Samaria e Judeia. As cidades importantes dessas regiões, no tempo de Cristo, eram, respectivamente, Nazaré, Sicar e Jerusalém. O texto que você menciona fala de Sicar, que antes de Cristo se chamava Siquém.

Reconstruindo a viagem de Jesus, ele vinha da Galileia, que fica no norte de Israel, em direção de Jerusalém, no sul, que era o principal lugar religioso de Israel, com o Templo.

Em relação à distâncias, de Nazaré até Jerusalém são cerca de 140 quilômetros. Sicar fica na metade do caminho. Então poderíamos dizer que são cerca de 70 quilômetros de Nazaré até Sicar e mais 70 de Sicar até Jerusalém.

Existia outro caminho possível entre a Galileia e a Judeia, pelo vale do Jordão, mas era mais perigoso, embora fosse mais curto. As montanhas da Samaria ofereciam mais proteção para os caminhantes.

4534 visitas


A resposta dos autores do site se encontra aqui acima.
Eventuais comentérios postados abaixo, via FaceBook, não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook