Uma janela sobre o mundo bíblico

Quando eu leio João 4,3-4 (Deixou a Judeia, e foi outra vez para a Galileia. E era-lhe necessário passar por Samaria), me pergunto qual é a distância entre estas cidades.



  • Pergunta de Paulo Eduardo Gomes, Vila Velha
  • 742
  • 29/10/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Geografia |


Na verdade essas são três regiões da Terra Santa: Galileia, Samaria e Judeia. As cidades importantes dessas regiões, no tempo de Cristo, eram, respectivamente, Nazaré, Sicar e Jerusalém. O texto que você menciona fala de Sicar, que antes de Cristo se chamava Siquém.

Reconstruindo a viagem de Jesus, ele vinha da Galileia, que fica no norte de Israel, em direção de Jerusalém, no sul, que era o principal lugar religioso de Israel, com o Templo.

Em relação à distâncias, de Nazaré até Jerusalém são cerca de 140 quilômetros. Sicar fica na metade do caminho. Então poderíamos dizer que são cerca de 70 quilômetros de Nazaré até Sicar e mais 70 de Sicar até Jerusalém.

Existia outro caminho possível entre a Galileia e a Judeia, pelo vale do Jordão, mas era mais perigoso, embora fosse mais curto. As montanhas da Samaria ofereciam mais proteção para os caminhantes.

742 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook