Uma janela sobre o mundo bíblico

Toda a Bíblia é inspirada por Deus ou só alguns pedaços?



  • Pergunta de Marta, Ituberá - BA
  • 1087
  • 14/11/2016
Odalberto Domingos Casonatto

Leia mais sobre Inspiração |


Olá Marta de Ituberá - BA!!

Sua pergunta enviada em forma completa:

Sou Evangélica (33 anos) desde em que nasci estudo a Bíblia e encontrei muitas contradições: por ex. Esdras 2,15 e Neemias 7,20 Sei que a Bíblia é inspirada por Deus. Mas... Quero Saber o seguinte: inspirada quer dizer soprada, então seria em todos os livros Deus fala através de alguns versículos nos quais diz: assim diz o senhor...... E os outros versículos escritos por homens capacitados por Deus. Entendo que a humanidade é falha. No livro de Apocalipse não há contradição, pois este livro foi todo inspirado pelo o Espirito Santo.

 

Como entender a inspiração bíblica?

Para responder sua pergunta podemos ter como ponto de partida uma imagem que foi utilizada por muito tempo.Se acreditava que a Bíblia fosse em sua totalidade ditada por Deus e os hagiógrafos, como foram chamados os que escreveram o texto bíblico, simplesmente colocavam no papel as palavras que ouviam de Deus.

Um grande número de crentes, acreditavam nesta possibilidade, e nunca contestaram, mas existia um grupo de pessoas que rejeitavam está maneira de entender e passaram ter uma rejeição completa a Bíblia.

 

A Bíblia seria um livro ditado por Deus?

Do período histórico da Idade Media, encontramos imagem que representa este pensamento: a Bíblia um livro ditado por Deus. Nesta época os autores da Bíblia eram representados tendo no ombro uma pomba, representado o Espirito Santo que “sopra” o texto para o autor escrever.

Podemos criar então a imagem que a inspiração Bíblica seria como uma ligação telefônica direta do autor bíblico e Deus.

 

A Bíblia livro de Deus mas também dos homens

Só mais recentemente passamos acreditar que o texto bíblico tem colaboração humana. O autor deixa nos textos suas marcas e características. Entendendo melhor, no texto bíblico encontramos o modo como o autor vê o mundo, sua cultura e agilidade no escrever, a história que cercava o ambiente em que foi escrito o livro bíblico.

Resumindo:podemos afirmar que a Bíblia é o livro de Deus e dos homens. Este texto sagrado foi escrito por ambos. Deus e homens fazem parte da história bíblica. O home dá sua colaboração no texto que é colocado no papel que forma os livros sagrados. Deus que é o criador anima a vida.

Imagem do agiografo escrevendo o livro Sagrado inspirado pelo Espirito Santo (Idade Média)

1087 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook