Uma janela sobre o mundo bíblico

Podem resumir a carta de Paulo a Filêmom?



  • Pergunta de Higor Batista, São Paulo, SP
  • 697
  • 18/12/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Filêmon | Paulo |


Essa carta, com seus 25 versículos, é tão pequena que um resumo é quase supérfluo. Mas, ao mesmo tempo, como diz o ditado, em caixas pequenas se encondem tesouros. E essa pequena carta é um verdadeiro tesouro.

Como as cartas aos Efésios e aos Colossenses, quando Paulo escreve a Carta a Filêmon, está na prisão, embora não se saiba se naquela de Êfeso (52-54) ou de Roma (61-63).

O conteúdo da carta é a notícia dada a um cristão convertido por Paulo, Filêmon, que o seu escravo fugitivo, Onésimo, está voltando. Também esse escravo foi convertido por Paulo. O detalhe mais significativo desse "bilhete" de Paulo é ver o coração delicado de Paulo e, ao mesmo tempo, a solução que o apóstolo dos gentios propõe para questão da escravidão, já acenada em Romanos 6,15, quando falando da Lei diz que Cristo libertou o homem do mal para entregá-lo a Deus: o escravo resgatado não pode mais ser reduzido à escravidão, mas dever servir fielmente seu novo senhor.

No caso concreto dos patrão e do escravo, ambos agora cristãos, mesmo se conservam suas relações sociais de antigamente, de antes de serem cristãos, como convertidos devem viver como dois irmãos ao serviço do mesmo Senhor.

697 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook