Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem escreveu a cartas aos Hebreus?



  • Pergunta de Glaukia oliveira fonseca, Ribeirao das Neves
  • 1540
  • 21/12/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Carta aos Hebreus |


Como vários outros livros da Bíblia, não sabemos quem é o autor desse texto. Alguns, no passado, atribuiram a sua autoria a Paulo, sobretudo no oriente. A Igreja do Ocidente, invés, desde sempre colocou em dúvida a autenticidade. Ao contrário das cartas paulinas, nesse texto não existe um endereço e nem um preâmbulo, com os quais ele costumava iniciá-las. É verdade que existem alguns temas que são comuns a Paulo, principalmente no que concerne à fé, mas a linguagem e o estilo deste escrito têm uma elegância que certamente não pertence ao apóstolo dos gentios. E também nessa carta o Antigo Testamento é citado de maneira diferente da de Paulo. Tudo isso nos leva a afirmar que o autor não é Paulo.

 

Quem foi o autor

O autor é anônimo e, por isso, é impossível descobrir seu nome. Visto certos contatos com o pensamento paulino, muitos críticos sugeriram identificá-lo dentro do ambiente paulino. Foram propostos nomes tais como Barnabé, Aristião, Silas, Apolo, Priscila e outros. Visto que não é possível dizer que é, é mais simples traçar seu perfil:

trata-se de um judeu, de cultura helenística; bom orador, que conhece essa arte; é um conhecedor do Antigo Testamento, que usa frequentemente para fundamentar seu pensamento, tomando os textos segundo a versão dos LXX.

 

Quando foi escrita

A data da sua composição é uma outra questão muito discutida. Visto que o tema do templo está muito presente na carta, poderíamos tomar a destruição do Templo de Jerusalém por Tito, em 70 depois de Cristo, como um parâmetro. O autor não se refere nunca ao Templo destruído, mas à Tenda do deserto e aos textos que a descrevem. Isso faria pensar que o templo já não existia, quando a carta foi escrita. Há também uma menção a uma perseguição, que parece já terminada (10,32-34). Essa perseguição seria a de Domiciano, terminada no ano 96. Existe também uma aparente distância no tempo em relação à pregação apostólica e ao primeiro anúncio.

Esses elementos fazem com que se diga que a carta tenha sido escrita no final do primeiro século da era cristã, um dos últimos escritos da Bíblia.

1540 visitas


A resposta do site se encontra aqui acima.

Eventuais comentérios postados abaixo não representam o nosso parecer,
mas são de exclusiva responsabilidade dos seus autores.

Comentários julgados inoportunos serão removidos.


Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook