Uma janela sobre o mundo bíblico

Quem escreveu a cartas aos Hebreus?



  • Pergunta de Glaukia oliveira fonseca, Ribeirao das Neves
  • 932
  • 21/12/2016
Luiz da Rosa

Leia mais sobre Carta aos Hebreus |


Como vários outros livros da Bíblia, não sabemos quem é o autor desse texto. Alguns, no passado, atribuiram a sua autoria a Paulo, sobretudo no oriente. A Igreja do Ocidente, invés, desde sempre colocou em dúvida a autenticidade. Ao contrário das cartas paulinas, nesse texto não existe um endereço e nem um preâmbulo, com os quais ele costumava iniciá-las. É verdade que existem alguns temas que são comuns a Paulo, principalmente no que concerne à fé, mas a linguagem e o estilo deste escrito têm uma elegância que certamente não pertence ao apóstolo dos gentios. E também nessa carta o Antigo Testamento é citado de maneira diferente da de Paulo. Tudo isso nos leva a afirmar que o autor não é Paulo.

 

Quem foi o autor

O autor é anônimo e, por isso, é impossível descobrir seu nome. Visto certos contatos com o pensamento paulino, muitos críticos sugeriram identificá-lo dentro do ambiente paulino. Foram propostos nomes tais como Barnabé, Aristião, Silas, Apolo, Priscila e outros. Visto que não é possível dizer que é, é mais simples traçar seu perfil:

trata-se de um judeu, de cultura helenística; bom orador, que conhece essa arte; é um conhecedor do Antigo Testamento, que usa frequentemente para fundamentar seu pensamento, tomando os textos segundo a versão dos LXX.

 

Quando foi escrita

A data da sua composição é uma outra questão muito discutida. Visto que o tema do templo está muito presente na carta, poderíamos tomar a destruição do Templo de Jerusalém por Tito, em 70 depois de Cristo, como um parâmetro. O autor não se refere nunca ao Templo destruído, mas à Tenda do deserto e aos textos que a descrevem. Isso faria pensar que o templo já não existia, quando a carta foi escrita. Há também uma menção a uma perseguição, que parece já terminada (10,32-34). Essa perseguição seria a de Domiciano, terminada no ano 96. Existe também uma aparente distância no tempo em relação à pregação apostólica e ao primeiro anúncio.

Esses elementos fazem com que se diga que a carta tenha sido escrita no final do primeiro século da era cristã, um dos últimos escritos da Bíblia.

932 visitas



Comentários

Os comentários são possíveis somente através da sua conta em FaceBook